Conscientização e luta pela preservação marcam a abertura do 1º Dia das Abelhas sem Ferrão

Com o objetivo de difundir a cultura de criação e reconexão com as abelhas nativas sem ferrão, e ao mesmo tempo, despertar consciência da comunidade em relação à importância ecológica delas no equilíbrio dos ecossistemas terrestres e no potencial transformador da sociedade, foi aberta na manhã desta sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores, a programação do 1º Dia das Abelhas sem Ferrão, organizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). 

“A educação ambiental faz parte das competências e atribuições da Fundema e a preocupação quanto a importância das abelhas para o ecossistema integra esse contexto. Tanto que faz parte de um projeto desenvolvido em parceria com o distrito de Karlsruhe, na Alemanha, onde nesta data também ocorre programação alusiva à data de hoje”, destacou, na abertura do evento, a superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Ana Helena Boos. Para ela, só com a ação conjunta serão alcançados resultados eficientes contra as mudanças climáticas e seus reflexos na vida de cada indivíduo.  

Refletindo na mesma linha de pensamento, o educador e presidente do Núcleo de Gestão Ambiental José Sommer resumiu: “a ecologia moderna precisa olhar para o futuro sem esquecer o passado, por isso é tão importante a transmissão de conhecimentos e o engajamento das crianças nesse processo de conscientização”. 

Logo após a cerimônia de abertura, teve início a programação técnica do evento com a apresentação do projeto “Escola amiga das Abelhas”, desenvolvido pela professora Elaine Petermann, na EEF Edith Krieger Zabel. E fechando a agenda da manhã, a responsável pela área de Educação Ambiental da Fundema, Viviane Michele Lemes, comandou, no Parque Zoobotânico, a “Oficina de Jardim de Mel”, com a participação de estudantes da EEF Edith Krieger Zabel. Ainda nesta sexta-feira, das 13h30 às 16 horas, a programação técnica prossegue na Câmara de Vereadores com reunião do GTEA. 

No sábado, o 1º Dia das Abelhas sem Ferrão tem extensa programação no Parque Zoobotânico, a partir das 09 horas: 

-Aulão de Yoga - Parceria Dana Aromaterapia e Renascer Extracurricular;  

-Feira  do Meliponicultor com Exposição de Abelhas sem ferrão - Associação de Meliponicultores; 

-Oficina bomba de semente - Viviane Michele Lemes - Fundema;

-Oficina compostagem - Bárbara Engenheira Ambiental da Latina Têxtil; 

-Jogos de Tabuleiro Heróis do Clima - Comitê ODS Brusque;

-Exposição Defesa Civil: Linha do Tempo das mudanças climáticas; 

-Pintura Facial - Alunos Voluntários do Cônsul Carlos Renaux.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque possui 4 pessoas internadas por conta da Covid

Brusque registrou de quinta-feira (16), até essa sexta-feira (24), 183 novos casos de Covid-19, segundo demonstra o Boletim Epidemiológico divulgado pela Diretoria de Vigilância em Saúde. Assim, a cidade soma 43.508 pessoas que já tiveram o vírus desde o começo da pandemia. Conforme os dados, do total de casos, 42.022 são considerados recuperados. Há 130 casos ativos e três em investigação. Atualmente, uma...
Continuar lendo...

"Sinceramente espero que a CBF consiga das soluções para esse tipo de erro"

O técnico Luan Carlos concedeu entrevista coletiva após a vitória do Brusque Futebol Clube contra o Tombense, na noite desta sexta-feira (20), pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro série B. Luan falou que a vitória de hoje tem o dedo do ex técnico Waguinho Dias. "É bom ressaltar que essa vitória de hoje tem muito da mão do professor Waguinho. A gente tem que entender que a troca do treinador em um clube,...
Continuar lendo...

Funcionário é detido por furto de dinheiro de escritório

Policiais militares detiveram um homem de 37 anos pelo furto dedinheiro de uma empresa do Centro de Guabiruba. O caso foi registrado às 16h20 deste sábado (21). Após serem acionados pelo empresário que alegava que parte do dinheiro havia sumido do escritório e que suspeitava de um dos funcionários, policiais se deslocaram até o local. Com a chegada da PM, o homem confessou o crime e foi encaminhado para a delegacia.  
Continuar lendo...