Família Dirschnabel recebe homenagem pelos 20 anos da Biblioteca Municipal de Guabiruba

Na tarde desta quarta-feira (18) ,a Fundação Cultural prestou uma homenagem à família de Henrique Dirschnabel. O ato se deu em comemoração aos 20 anos da Biblioteca Municipal, que leva o nome do ex-prefeito.

O neto, Roque Dirschnabel, em nome da família, recebeu a Carta de Reconhecimento. "Gostaria de compartilhar o documento com toda a comunidade guabirubense, tendo em vista a importância de uma biblioteca para a cidade. Não só para os estudantes, mas para todos fazerem uma boa leitura. A biblioteca é um lugar onde você escolhe o assunto para ler e ter uma boa opinião. É a partir do conhecimento que se forma um senso crítico, algo tão importante para nossa sociedade."

Histórico

O nome oficial do órgão é Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel. Sua fundação se deu em virtude de um programa do Ministério da Cultura, a nível nacional, chamado de "Uma Biblioteca em Cada Município". Em 2002, a câmara municipal aprovou o projeto de lei que homenageou o ex-prefeito Henrique Dirschnabel com o nome da biblioteca municipal. No entanto, ela somente foi inaugurada em junho de 2005, cerca de três anos depois.

Prefeito Henrique Dirschnabel

Henrique Dirschnabel (1900-1982) foi industrial, comerciante e o primeiro prefeito de Guabiruba. Filho de Joseph (José) Dürrschnabel e Clara von Schörner, ele nasceu no bairro Planície Alta, na época, localizada no município de Brusque.

Conforme o neto do ex-prefeito, advogado e atual assessor legislativo da câmara de Guabiruba, Roque Dirschnabel, Henrique foi escolhido através de um conselho administrativo formado por representantes de toda a comunidade guabirubense. O mandato do primeiro prefeito se deu a partir do dia 10 de junho de 1962 a 31 de janeiro de 1963, sendo então, antecessor de Carlos Boos.

O primeiro prefeito teve o importante papel de organizar a estrutura básica do funcionamento do novo município. Durante o seu governo, a prefeitura foi instalada no edifício da Kohler e Cia (antiga marcenaria), na rua 10 de junho, no centro da cidade.

Também foram adquiridos um caminhão caçamba junto ao Departamento de Estradas e Rodovias, e a primeira máquina de escrever da prefeitura. Novas vias foram abertas também durante a administração de Dirschnabel.

O primeiro prefeito de Guabiruba foi, ainda, industrial do ramo têxtil, tendo adquirido os primeiros teares da marca “Ribeiro” da região, para sua fábrica de tecidos. Henrique Dirschnabel também instalou a primeira fecularia e a primeira oficina de xales e bordados do município em sociedade com o imigrante alemão Karl Mutscher. “Na vida privada, o senhor Henrique Dirschnabel foi um homem idôneo e de ilibada reputação”, relembra o neto, Roque.

O ex-prefeito faleceu em 8 de fevereiro de 1982, quando foi homenageado pelo poder Executivo, Legislativo e da Sociedade Recreativa Guabirubense. Hoje ele nomeia a biblioteca pública municipal e tem seu busto instalado na praça central.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões