Desde março, o Sindicato dos trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem (Sintrafite) de Brusque e região negocia com o sindicato patronal as reivindicações da categoria. Após as primeiras tratativas, uma contraproposta foi apresentada e ela será tema da uma assembleia geral, marcada para o próximo domingo (22).
A tendência é que a programação inicie 8h30. Ao longo da semana, com panfletos, cartazes e visitas, o presidente da entidade, Aníbal Boettner, tenta mobilizar trabalhadores para participar do debate. Segundo ele, o encontro deste domingo é um importante passo para a busca de um acordo.
Entre outras reivindicações, a entidade que representa trabalhadores de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento pedia um reajuste de 15%. Em contraproposta, no entanto, o sindicato patronal ofereceu o Índice de Preços no Consumidor como Base (INPC), dos últimos 12 meses, registrado em 12,47%. De acordo com Aníbal, a partir da negociação se busca um meio termo. “Estamos convocando a categoria para, neste domingo, em conjunto, analisarmos esta contraproposta”.