Autorizada infraestrutura para tecnologia 5G em Brusque

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei que autoriza a realização de infraestrutura para instalação de tecnologia 5G na cidade. A proposta começou a ser desenvolvida em 2020, quando foi aberto prazo para que empresas interessadas em explorar o serviço fizessem as adequações por todo o país.

De acordo com o vereador André Vechi (DC), relator do projeto no Legislativo, conversas e troca de informações foram feitas com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan) e com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para tratar do tema.

Segundo ele, o projeto buscou não engessar todo o processo através de lei, com o objetivo de facilitar a implantação da tecnologia conforme a realidade de Brusque.

“Para se ter uma ideia, este ano é que começou a ser implantada em algumas capitais. Deixamos algumas margens para que a Prefeitura possa se regulamentar por meio de Decreto. Porque se fazemos tudo através de lei agora, engessamos muito esse processo e impede que, futuramente, alguma alteração seja feita de forma mais rápida, sem ter que passar pela Câmara”, pontuou ele.

CLIQUE AQUI E  VEJA O PROJETO NA ÍNTEGRA

Entre os avanços com a implementação da nova tecnologia está a melhor e maior velocidade de internet, além de possibilitar a disponibilização de produtos e serviços avançados tecnologicamente. A chamada ‘tecnologia das coisas’, conforme relata o parlamentar.

“Para poder ter uma geladeira, um aparelho de TV inteligente, que consegue identificar o perfil do usuário e fazer cada vez mais automatização”, destaca, apontando que isso terá um impacto muito grande, também, no setor de indústria.

A aprovação do projeto de lei 6/2022 serve para que haja mecanismos legais que permitam a instalação e antenas, uso de espaços e se delimite em que áreas estes equipamentos podem ser colocados.

O projeto recebeu parecer favorável das comissões e foi aprovado por unanimidade dos parlamentares. Agora, ele irá a uma segunda votação.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões