Unifebe e Guabiruba firmam convênio para atuação dos acadêmicos de Medicina no município

A partir do próximo semestre os acadêmicos do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) também poderão desenvolver as atividades práticas do curso de Medicina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guabiruba. O convênio entre a universidade e a Secretaria Municipal de Saúde do município foi assinado nesta segunda-feira (16), pela reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, pelo prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, e pela secretária de Saúde do município, Amanda Francieli Kormann. 

A parceria firmada entre a universidade e o município prevê que os estudantes do curso de Medicina desenvolvam as atividades práticas da disciplina de Interação em Saúde (IESC), que ocorre do 1º ao 8º semestre do curso. Todas as ações são supervisionadas por preceptores, profissionais graduados na área da saúde que já atuam no Sistema Único de Saúde do município, e coordenadas pelos professores de Medicina da Unifebe. 

Durante a assinatura, a reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, enfatizou o perfil regional que o curso possui. “O nosso curso de Medicina foi pensado para envolver não apenas Brusque, mas todas as cidades da nossa região. Ao irem a campo, ao atuarem nas Unidades Básicas de Saúde e junto às famílias de Guabiruba, todos os envolvidos nesse processo são beneficiados. Ao permitir que eles vivenciem a prática desde a primeira fase do curso nós também estamos nos propondo a formar médicos mais humanos e envolvidos com a sociedade”, enalteceu a reitora da Unifebe. 

Com seis Unidades Básicas de Saúde e uma Policlínica, a Secretaria Municipal de Saúde de Guabiruba atende os mais de 24 mil habitantes do município. “A parceria com a Unifebe foi bastante aguardada pela Secretaria Municipal de Saúde, pois sabemos que será de grande valia recebermos esses estudantes. Tenho a certeza de que essa parceria contribuirá para aprimorarmos ainda mais o atendimento à população de Guabiruba”, salientou a secretária de Saúde, Amanda Francieli Kormann. 

De acordo com o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke, esta será mais uma importante parceria entre o município e a Unifebe. “Guabiruba só tem a ganhar com esse convênio. Era um grande desejo do município que esses universitários viessem estagiar nas nossas Unidades Básicas de Saúde e ficamos muito felizes por essa oportunidade, pois mais uma vez mostra da parceria que Guabiruba tem com a Unifebe”, complementou o prefeito. 

A solenidade, realizada no gabinete do prefeito, também contou com a participação do pró-reitor de Graduação da Unifebe, professor Sidnei Gripa, e da coordenadora de Atenção Básica, Michele Cabreira da Rosa.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

PM participa de desfile de aniversário de Guabiruba

Na manhã de sexta-feira (10), policiais militares do 18° Batalhão de Polícia Militar de Brusque e do 3°Grupamento PM participaram do desfile alusivo ao aniversário de 60 anos da cidade de Guabiruba. O pelotão foi composto por um grupamento formado por policiais militares instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), juntamente com algumas crianças e alunos. Também...
Continuar lendo...

Governo do Estado inicia ampliação de leitos nas unidades hospitalares catarinenses

Cumprindo o compromisso do Governo do Estado na ampliação de leitos em Santa Catarina, nesta semana foram abertos 6 novos leitos de UTI neonatal e 8 de cuidados intermediários pediátricos. Esses são apenas os primeiros 14 dos 82 leitos previstos entre pediátricos e neonatais que farão parte dos atendimentos do serviço único de saúde. Os novos leitos estão divididos entre a Grande Florianópolis, Meio-Oeste e...
Continuar lendo...

Suspeitos de roubar carga e enviar para receptador em Brusque são presos

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC) realizaram uma operação de combate ao roubo de carga nesta quarta-feira (08). Foram realizadas três prisões: uma em Itaiópolis, uma em Vacaria no Rio Grande do Sul e outra em Balneário Piçarras. A investigação apurou o roubo de uma carga de chapas de aço avaliada em R$ 160.000,00. No...
Continuar lendo...