Programa Academias da Saúde é reativado em Brusque

Mais um programa voltado à prevenção da saúde passa a integrar o Sistema único de Saúde (SUS) de Brusque. Trata-se do Academia da Saúde, que vai implementar espaços público com atividades físicas, chamados de polos. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (17), na sede da Associação de Moradores da Rua Bulcão Viana (Ambavia), no bairro Azambuja.

A coordenadora do programa, Jaqueline Marcos dos Santos, explica que o serviço integra a atenção primária, ou seja, voltado á prevenção. Ele será executado dentro das unidades básicas de saúde, mas terá locais externos como a Ambavia para aproximar e facilitar o acesso da população.

“Ele tem o enfoque na realização de exercícios físicos, mas com atuação em atividades para todas as faixas de idade, desde crianças, adolescentes, jovens adultos até a terceira idade”, afirma ela.

O Academia da Saúde é fruto da destinação de recursos disponibilizados pelo governo federal, com manutenção da Prefeitura e apoio de empresas privadas.

“Estou muito feliz por estarmos voltando com esse trabalho”, frisou na ocasião o vice-prefeito, Gilmar Doerner, lembrando que a ação havia sido interrompida antes da pandemia e está retornando com outra roupagem.

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, falou sobre os tipos de problemas que as atividades físicas acompanhadas podem evitar. Entre eles, os acidentes vasculares cerebrais e o próprio avanço do diabetes.

“Um grande passo dado hoje em Brusque em relação à medicina preventiva. Que é o grande mote em todos os lugares, a prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares”, pontuou.

Para ele, a maior parte das doenças pode ser evitada com medidas simples e estas passam pela realização de atividade física com frequência.

Os bairros Santa Luzia e Santa Terezinha possuem, atualmente, polos do programa. Além destes, outros quatro bairros também serão beneficiados com a instalação do serviço. São eles: Jardim Maluche, Paquetá, Dom Joaquim e Steffen

As pessoas interessadas em participar precisam procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para reservar vaga, pois elas são limitadas.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Quadricolor realiza treino técnico tático no Bandeirante

Na tarde desta quarta-feira (22), o técnico Luan Carlos realizou o primeiro treino técnico e tática da semana. A atividade foi realizada no Bandeirante, devido a forte chuva que aconteceu no período da manhã e impediu o Quadricolor de realizar o treino no CT. Na primeira parte do treino, o Quadricolor fez um trabalho de mobilidade. Já na segunda parte, o Marreco trabalhou conceitos ofensivos e defensivos, como posse de bola, troca de passes e...
Continuar lendo...

Sequência do Futebol Amador será decidida hoje

A Fundação Municipal de Esportes de Brusque está buscando maneira de dar andamento ao Campeonato Municipal de Futebol Amador. A insegurança de árbitros durante as partidas se tornou um grande problema e ameaça a competição. O coordenador da FME, Eduardo Gohr, falou sobre o assunto na manhã desta segunda-feira (30) no programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. A Liga Blumenauense de Futebol (LBF), que fornece a...
Continuar lendo...

Brasil registra 114 mortes por covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou, em 24 horas, 114 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (11) pelo Ministério da Saúde. O número de casos ficou em 27.796. Desde o início da pandemia, as mortes somaram 668.074 e o número total de casos confirmados, 31.445.137. Ainda segundo o boletim, 30.182.173 pessoas se recuperaram da doença e 594.890 estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta...
Continuar lendo...