Mais um programa voltado à prevenção da saúde passa a integrar o Sistema único de Saúde (SUS) de Brusque. Trata-se do Academia da Saúde, que vai implementar espaços público com atividades físicas, chamados de polos. O lançamento ocorreu na manhã desta terça-feira (17), na sede da Associação de Moradores da Rua Bulcão Viana (Ambavia), no bairro Azambuja.
A coordenadora do programa, Jaqueline Marcos dos Santos, explica que o serviço integra a atenção primária, ou seja, voltado á prevenção. Ele será executado dentro das unidades básicas de saúde, mas terá locais externos como a Ambavia para aproximar e facilitar o acesso da população.
“Ele tem o enfoque na realização de exercícios físicos, mas com atuação em atividades para todas as faixas de idade, desde crianças, adolescentes, jovens adultos até a terceira idade”, afirma ela.
O Academia da Saúde é fruto da destinação de recursos disponibilizados pelo governo federal, com manutenção da Prefeitura e apoio de empresas privadas.
“Estou muito feliz por estarmos voltando com esse trabalho”, frisou na ocasião o vice-prefeito, Gilmar Doerner, lembrando que a ação havia sido interrompida antes da pandemia e está retornando com outra roupagem.
O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, falou sobre os tipos de problemas que as atividades físicas acompanhadas podem evitar. Entre eles, os acidentes vasculares cerebrais e o próprio avanço do diabetes.
“Um grande passo dado hoje em Brusque em relação à medicina preventiva. Que é o grande mote em todos os lugares, a prevenção de doenças, principalmente as cardiovasculares”, pontuou.
Para ele, a maior parte das doenças pode ser evitada com medidas simples e estas passam pela realização de atividade física com frequência.
Os bairros Santa Luzia e Santa Terezinha possuem, atualmente, polos do programa. Além destes, outros quatro bairros também serão beneficiados com a instalação do serviço. São eles: Jardim Maluche, Paquetá, Dom Joaquim e Steffen
As pessoas interessadas em participar precisam procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de seu bairro para reservar vaga, pois elas são limitadas.