TRE-RS mantém por unanimidade direitos políticos de Luciano Hang

O Tribunal Regional Eleitoral de Rio Grande do Sul (TRE-RS) rejeitou, por unanimidade, o pedido da coligação do Partido dos Trabalhadores (PT) que buscava tornar inelegível o empresário, Luciano Hang, em julgamento realizado nesta segunda-feira, 16 de maio.

Todos os sete desembargadores do TRE-RS reconheceram que não houve nenhuma irregularidade na manifestação de Hang sobre as eleições municipais de Santa Rosa, realizadas em 2020. 

A ação movida pela coligação União do Povo por Santa Rosa (PT-PCdoB-PDT-PL) alegava que Hang havia praticado suposto abuso de poder econômico, quando publicou um vídeo em suas redes sociais sobre a burocracia que por mais de 20 anos impediu a Havan de fazer investimentos no Rio Grande do Sul. Na ocasião, o empresário estava acompanhado do prefeito à época, Alcides Vicini e do então candidato, Anderson Mantei.

Na linha defendida pelos partidos de esquerda, qualquer empresário poderia ter seus direitos políticos suspensos por expor sua opinião. “Inclusive, seguindo-se essa linha, por exemplo, o fato de Elon Musk ter anunciado que a sede da Tesla foi transferida da Califórnia para o Texas em razão da indevida intervenção do estado californiano na iniciativa privada, seria razão para suspensão dos direitos políticos do empresário. Nada mais absurdo”, detalha o advogado de defesa de Hang, Murilo Varasquim, da Leal & Varasquim Advogados.

A decisão do Poder Judiciário vem reafirmar o direito constitucional da manifestação livre de pensamentos e opiniões. Enfatizando, que Hang apenas exerceu sua liberdade de expressão. Sendo essa uma vitória importante para garantia de liberdade de manifestação dos empresários brasileiros quanto às suas convicções pessoais. “Só tenho a parabenizar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) que salvaguardou, na data de hoje, o direito à livre manifestação do pensamento, ao julgar por unanimidade, improcedente uma acusação que foi feita contra a minha pessoa. Parabéns Justiça Eleitoral, que possamos ter eleições justas, democráticas e limpas em 2022!”, finalizou o empresário.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Homem fica ferido em acidente de trabalho, em Guabiruba

Na manhã desta sexta-feira (24), por volta das 09h46, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de acidente de trabalho na rua Guabiruba Sul, em Guabiruba. Segundo informações dos militares, no local foi encontrado a vítima, um homem de 31 anos que havia sofrido uma queda. Ele estava consciente e estável, e reclamava de dores no ombro e cotovelo. A guarnição realizou os primeiros atendimentos no local, e na...
Continuar lendo...

Brusque registra 30 novos casos de dengue, nesta quarta-feira

Foram atualizados nesta quarta-feira (1º), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 4.403 casos de dengue, e nas últimas 24h, foram 30 novos casos. Estão internadas na Unidade de Terapia...
Continuar lendo...

Mulher fica ferida após acidente, em Guabiruba

Na tarde desta quinta-feira (26), por volta das 14h57, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de acidente entre carro e moto, na rua Guabiruba Sul. No local os militares encontraram a vítima, uma mulher, que conduzia uma Honda/Biz, que estava caída na via, consciente e orientada, e apresentando alguns ferimentos na mão direita, além de reclamar de dores no ombro esquerdo. A guarnição realizou os primeiros atendimentos...
Continuar lendo...