Receita Federal alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.

O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado.

A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.

"Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br", afirmou o órgão.

O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31.

Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Até a última quinta-feira, a Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Fenajeep lamenta morte de Valmir José Ludvig

Uma nota de pesar foi emitida pela organização da Festa Nacional do Jeep (Fenajeep), neste domingo (19). Nela a comissão organizadora lamenta a morte de Valmir Ludvig. Ele é pai de Valzete Ludvig, do ex-vereador Valmir Coelho Ludvig e avô do atual presidente da comissão organizadora, Rafain Walendowsky.    Nota de pesar Tem notícias que chegam e nos arrebatam.  Num piscar de olhos percebemos que a vida é...
Continuar lendo...

Atleta paraolímpico visita Havan e realiza sonho

O atleta de bocha paralímpica, Thulio Toledo Santos, tem uma história que é pura inspiração. Nesta semana, o atleta patrocinado pela Havan, visitou o Centro Administrativo, em Brusque (SC), foi recebido com muito carinho pelo dono da Havan, Luciano Hang e pelos mais 1 mil colaboradores que atuam no espaço. Durante a visita, ele ainda realizou o sonho de voar de helicóptero pela primeira vez. O patrocínio com Thulio foi firmado no mês...
Continuar lendo...

Brusque confirma o sétimo óbito relacionado à dengue

A cidade de Brusque registrou, nas últimas horas, mais uma morte por conta da Dengue. Trata-se de um homem de 64 anos, morador do bairro São Pedro. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Brusque, ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 7 maio. A vítima tinha registro de comorbidades. O caso era autóctone, ou seja, contraído no município. Confira as principais medidas de prevenção e...
Continuar lendo...