OSB Brusque e Amve renovam parceria para programa de Educação Fiscal e Cidadania

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) e a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) renovaram termo de parceria e cooperação para disseminação do programa de Educação Fiscal e Cidadania, o programa Observador Social Mirim, nos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com o apoio também dos Observatórios Sociais desta região. 

Dos 14 municípios da associação, sete são contemplados pelo trabalho de Observatórios Sociais, que replicarão o programa em suas localidades, para cerca de 7 mil estudantes. Já nos outros sete municípios, a replicação se dará em parceria com as prefeituras.

A assinatura do termo de parceria e cooperação foi realizada na tarde desta quarta-feira (11 de maio), na sede da Amve, em Blumenau, durante assembleia geral ordinária da entidade. Assinaram o documento, o diretor executivo do OBS Brusque, Evandro Carlos Gevaerd, e o presidente da Amve, prefeito Arão Josino da Silva. Também esteve presente na solenidade, a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania do Observatório, Priscila dos Santos Petermann. 

Durante o evento, Gevaerd explicou aos prefeitos presentes sobre a importância da parceria com a Amve. “O Observatório é uma ONG que procura contribuir com ações de educação fiscal e monitoramento do gasto público, apresentando aos gestores questionamentos e sugestões, sempre com o intuito de colaborar com o aperfeiçoamento da gestão”, detalha.

Para Priscila, renovar a parceria da disseminação do Programa OSMirim aos 14 municípios da Amve é uma alegria, pois traz ainda mais credibilidade ao trabalho desenvolvido e possibilita a expansão de um programa que iniciou pequeno, em 2016. “Ampliar o número de alunos beneficiados não é somente aumentar números, mas sim, levar educação fiscal e cidadania com responsabilidade, material de qualidade e uma metodologia lúdica e significativa na formação de mais e mais estudantes/cidadãos aqui da nossa região”, avalia.

A parceria

A parceria entre OSB Brusque e Amve prevê a aplicação do Programa Observador Social Mirim, de Educação Fiscal e Cidadania, aos estudantes do 4º e/ou 5º ano do Ensino Fundamental. 

“O objetivo deste trabalho é trazer informações aos alunos desde cedo, para que tenham consciência sobre os tributos, que aplicados da melhor forma, são instrumento para uma sociedade mais justa,  para o combate e prevenção à corrupção e para a promoção da cidadania, entre outras temáticas trabalhadas”, destaca o presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla. 

Segundo o presidente da Amve, dentre os valores da entidade estão cooperação, transparência, moralidade e sustentabilidade, o que justifica o apoio ao programa.  

“Nossas ações são sempre voltadas aos princípios da administração pública. Por isso, apoiamos o Programa Observador Social Mirim de Educação Fiscal e Cidadania e temos orgulho de fazer parte da construção e execução de ações de educação e cidadania que vão impactar no dia a dia de nossos municípios. Queremos cada vez mais incentivar atitudes positivas nas pessoas, fomentar a participação de nossos cidadãos na formulação de políticas públicas, zelar pela responsabilidade social e desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do Vale Europeu”, afirma o prefeito Arão.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Estudante universitário é sequestrado por dívida com tráfico

Na noite de quarta-feira (18), a Polícia Civil de Santa Catarina resgatou um estudante que estava sendo mantido sequestrado em cárcere, em Florianópolis. O aluno da Universidade Federal de Santa Catarina foi libertado no início da noite por policiais civis da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), no bairro Carvoeira. O jovem estaria envolvido há dois meses com o consumo e o...
Continuar lendo...

Unifebe lança Concurso Cultural de poemas em alusão à Copa do Mundo

Mostre que você é um verdadeiro apaixonado por futebol, e já está na torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo 2022. Estão abertas até o dia 27 de junho as inscrições para o Concurso Cultural Poesia Urbana – Edição 2022 – “Copa do Mundo”, pelo e-mail extensao@unifebe.edu.br. O concurso é aberto a acadêmicos, professores e colaboradores da Unifebe e também...
Continuar lendo...

Prefeitura de Brusque e CREA/SC lançam campanha para conscientização

Para que as pessoas que com direito a vagas de estacionamento com acessibilidade tenham o direito garantido e a sociedade tome consciência da importância de deixar às vagas e acessos para quem precisa, a Prefeitura de Brusque e o CREA/SC está lançando uma campanha de conscientização O prefeito em exercício, Gilmar Doener, destacou a iniciativa. “É muito importante, achei muito legal essa campanha que o CREA está...
Continuar lendo...