Lei impõe multa 'pesada' a condenados por estupro

Aplicação de multa no valor de R$ 55 mil para pessoas que forem condenadas por  crime de pedofilia. É o que prevê a lei nº 18.365, proposta pelo deputado Marcius Machado (PL) e sancionada recentemente pelo governo do estado de Santa Catarina.

Em vigor, a lei define que a aplicação da multa se dará após o processo ter transitado em julgado. Ou seja, quando não houver mais possibilidade de o condenado recorrer da sentença judicial.

A lei estipula, ainda, que o valor será reajustado anualmente. O montante arrecadado irá para o Fundo da Infância e Adolescência (FIA), devendo ser utilizado em tratamentos psicológicos da vítima, bem como de seus familiares.

Somente no ano passado, por registrados 973 boletins de ocorrência em Santa Catarina sobre casos enquadrados como estupro de vulnerável. O dado diz respeito à vítimas com idades entre 0 e 14 anos.

O número de 2021 foi menor que os dois anos anteriores. Conforme levantamento feito pela própria Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em 2020 houve o registro de 1.042 ocorrências contra 1.107 de 2019.

A subnotificação, ou seja, os casos não denunciados, é apontada por especialistas como motivador para a queda nesse período.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Brusque registra 30 novos casos de dengue, nesta quarta-feira

Foram atualizados nesta quarta-feira (1º), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 4.403 casos de dengue, e nas últimas 24h, foram 30 novos casos. Estão internadas na Unidade de Terapia...
Continuar lendo...

"Governo deve aceitar dividir lucros da Petrobras com a população", diz o presidente do Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu nesta sexta-feira (17) a criação de uma conta de estabilização de preços para controlar o aumento dos combustíveis. Ele divulgou nota à Imprensa após a Petrobras anunciar mais um reajuste na gasolina e no diesel vendidos às distribuidoras. Os novos preços passam a valer neste sábado (18). No texto, Pacheco também lembra que o Senado aprovou várias...
Continuar lendo...

Motorista é autuado em flagrante por homicídio após acidente

A Polícia Civil autuou em flagrante por homicídio qualificado um motorista, após um acidente de trânsito que provocou a morte de um homem de 72 anos e deixou uma mulher ferida. As vítimas estavam em outro veículo atingido. O fato ocorreu na noite de quinta-feira (19), na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis . O motorista de um Honda Civic foi conduzido pela Guarda Municipal de Florianópolis e autuado em flagrante na Central de...
Continuar lendo...