Voto em trânsito é opção para quem perdeu prazo de transferir título

Para quem perdeu o prazo para transferir o título de eleitor de cidade e ainda assim não quer abrir mão de votar, a Justiça Eleitoral ainda oferece como opção o voto em trânsito, que é um direito previsto no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Ainda assim, é preciso ter cuidado, pois também há um prazo para solicitar o voto em trânsito, que vai de 12 de julho a 18 de agosto. Antes de tudo, é preciso saber se há alguma pendência em relação ao seu título de eleitor. A situação atual do documento pode ser conferida no portal da Justiça Eleitoral.

Apenas quem estiver com a situação toda em ordem poderá votar em trânsito, uma vez que o cadastro do eleitorado já foi fechado, e assim não é mais possível resolver nenhuma pendência relativa ao título, como multas ou faltas não justificadas, por exemplo.

Caso esteja tudo certo, será necessário também já indicar em qual cidade o eleitor estará no dia da votação.

O Tribunal Regional Eleitora (TRE) de cada UF deverá divulgar, com antecedência, todas as seções eleitorais em que haverá voto em trânsito. Vale lembrar que a modalidade só é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais.

Feita a inscrição, quem estiver na mesma unidade da federação (UF) de seu domicílio eleitoral poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver, no dia da votação, fora da UF do seu domicílio eleitoral poderá votar somente para presidente.

As inscrições para votar em trânsito devem ser feitas por meio da internet, na opção Título Net, que abrirá a opção durante o período de inscrição.

É preciso, no entanto, estar seguro de se estará no dia da votação. O eleitor informar que votará em trânsito em determinada cidade e não comparecer deve justificar a ausência normalmente, mesmo que esteja em seu domicílio eleitoral original.

As Eleições 2022 estão marcadas para 2 de outubro, primeiro domingo do mês, conforme determina a Constituição. Eventual segundo turno para os cargos de presidente e governador está marcado para 30 de outubro.

No exterior

A Justiça Eleitoral alerta que não é permitido votar em trânsito em urnas instaladas fora do país. Contudo, quem possuir seu domicílio eleitoral em alguma das zonas eleitorais no exterior (ZZ), mas estiver no Brasil no dia da votação, pode pedir o voto em trânsito dentro do país.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Show com Fernando e Sorocaba em Guabiruba atrai mais de 8 mil pessoas

O show de encerramento da 7ª Festa da Integração, mais importante evento da programação de aniversário de Guabiruba, foi marcado pela apresentação da dupla Fernando e Sorocaba. Eles subiram ao palco por volta das 20h30 e se apresentaram para  aproximadamente 8 mil pessoas que lotavam o Pavilhão São Cristóvão, no Bairro Aymoré,  Por aproximadamente duas horas e meia ininterruptas eles animaram o...
Continuar lendo...

Fundação Cultural e Biblioteca Municipal realizam III Semana Literária

Entre 16 a 20 de maio, encontros e atividades acontecerão em conjunto com conteúdos que celebram 20 anos de Biblioteca Municipal em Guabiruba Quem gosta de livros também vai gostar do evento que a Fundação Cultural preparou em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel. É a Ill Semana Literária, que acontecerá de 16 a 20 de maio através do Instagram @culturaguabiruba e @bibliotecaguabiruba e...
Continuar lendo...

Com 79 casos de dengue, Brusque soma 4644 ocorrências da doença

Foram atualizados nesta quarta-feira (08), pela Diretoria de Vigilância em Saúde de Brusque, por meio do Programa de Combate a Endemias, os números da dengue e dos focos do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zika, entre outras doenças. O levantamento demonstra que, de janeiro até agora, o município soma 4.644 casos de dengue, e nas últimas 24h, foram 79 novos casos. Estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva...
Continuar lendo...