(Vídeo) Estudantes acompanham sessão do Legislativo em projeto escolar

Vídeos

Estudantes acompanham sessão do Legislativo em projeto escolar

Estudantes da Professor João Boos acompanhados de professores visitaram a sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feria (3). Do plenário, eles acompanharam os debates e apresentações de requerimentos da noite, que não teve votações de projetos.

A iniciativa é um projeto do professor Ademir Dietrich desde 2004. Segundo ele, além de aproximar os estudantes dos temas trabalhados em sala de aula, o projeto também é um exercício de cidadania, aproximando os estudantes do funcionamento das instituições públicas.

“É conscientização e educação política e ele (o projeto) é em  paralelo às aulas de filosofia e sociologia. (Queremos que ) o conhecimento que a gente proporciona ali, nas aulas, todos os assuntos, os temas, levem os alunos ao exercício da cidadania, ao conhecimento para exercerem o papel deles como cidadão. Não é só ter a noção de direitos e deveres, mas com essa conscientização, levar eles a participar”, afirma. 

Destacou o distanciamento da população do tema da política fora dos escândalos ou redes sociais. Segundo o professor, é preciso desmistificar sobre o ato de fazer política. “É um trabalho de formiguinha e tem muito desconhecimento.”

Alexandre Pereira, vereador mais jovem da legislatura, ressaltou o papel da iniciativa no estímulo ao conhecimento sobre política. Ele próprio chegou a participar de ações semelhantes. 

“Tenho muito em comum com esses alunos, pois, há uns quatro ou cinco anos anos atrás eu também vinha ao plenário da Câmara, nas aulas do professor Ademir, como estudante e, desde lá, me despertou o interesse pela política. Até por ter uma família muito sempre ligada e envolvida à política guabirubense, mas, acompanhando as sessões realmente me fez pesquisar um pouco mais, me aprofundar um pouco mais”, afirmou. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões