Comitiva da Prefeitura de Guabiruba conhece administração pública de Karlsforf

No último domingo (24) uma comitiva da Prefeitura de Guabiruba embarcou para a cidade co-irmã Karlsdorf-Neuthard, na Alemanha. Estão lá para cumprimento de agenda o prefeito Valmir Zirke, a primeira-dama Wiliane Zirke, a secretária de Meio Ambiente Bruna Ebele, o fiscal de obras, posturas e meio ambiente Edemar Kaust e a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein.

A comitiva visita a Alemanha a encargo do programa Parcerias Municipais pelo Clima, que consiste em parcerias entre 50 cidades alemãs com outras 50 de algum país do hemisfério sul. Como Guabiruba e Karlsdorf-Neuthard são cidades coirmãs, o trabalho em conjunto dentro desse programa foi uma decisão natural. “As ideias e projetos que surgirem deste intercâmbio continuarão a envolver ambos os municípios a fim da proteção climática para o futuro”, afirma a prefeitura de Karlsdorf-Neuthard.

Outro programa são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ONU e dentro do qual os dois municípios também atuam em parceria. As ações conjuntas a médio e longo prazo objetivam implementar a agenda 2030. 
Além das parcerias sustentáveis, a comitiva também conheceu, nesta primeira semana, órgãos da administração pública de Karlsdorf-Neuthard. Foram visitados a Prefeitura, Câmara, Escolas, Secretarias, Biblioteca, sistemas de saneamento e empresas privadas.

Conforme o prefeito Valmir Zirke, esta semana também aconteceu uma audiência pública do distrito de Karlsruhe com os 32 municípios pertencentes. Na ocasião, Zirke foi convidado a apresentar a comitiva. “Eu não imaginava que iria ter a oportunidade de estar aqui vivenciando o trabalho deles com a administração pública.  Daqui a pouco estaremos colhendo frutos dessa experiência”, afirma o prefeito.

Com exceção da primeira-dama, Zirke ressalta que a programação para os brasileiros foi custeada pela Alemanha através da Parceria pelo Clima. A comitiva permanece no país europeu até a próxima sexta-feira, 6. 

Alemães em Guabiruba

No dia 4 de junho Guabiruba receberá o prefeito e cinco vereadores de Karlsdorf-Neuthard. Eles também cumprirão agenda para as festividades de 60 anos do município, e devem ficar até o dia 10

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Quarta dose da vacina contra Covid-19 está disponível para pessoas de 40 anos ou mais em Guabiruba

Secretaria de Saúde de Guabiruba informa a nova faixa etária liberada para quarta dose da vacina contra Covid-19. Agora, pessoas de 40 anos ou mais podem se vacinar com mais uma dose do imunizante. No caso da Janssen, agora está disponível a terceira dose  para pessoas a partir de 18 anos. Para isto, basta portar documento com foto e carteira de vacinação, e fazer, pelo menos, quatro meses desde que tomou a última dose. As...
Continuar lendo...

Definidos os membros do Conselho Municipal de Inovação

Foi realizada na manhã da última sexta-feira (3), a reunião para eleição dos representantes não governamentais do Conselho Municipal de Inovação. O órgão é formado por três representantes titulares e suplentes de entidades empresariais, três de instituições de Ensino Superior, além de três indicados pelo poder executivo. Ao conselho cabe formular, propor, avaliar e...
Continuar lendo...

Guabiruba implementa a distribuição de Ticket equivalente a hora/trator na Secretaria de Agricultura

Um convênio entre a Secretaria de Agricultura de Guabiruba com a Associação de Desenvolvimento Rural da Cidade implementou no ano de 2022 a distribuição do Ticket. Ele é equivalente a hora/trator, no valor de R$ 200 reais. Este vale deve ser retirado por meio do cadastro simples junto a Secretaria de Agricultura de Guabiruba, sendo necessário a apresentação do documento pessoal e comprovante de residência. Conforme...
Continuar lendo...