O uso de espaços como praças públicas para instalação de comércios como bares e lanchonetes será discutido em Brusque. A ideia é se basear em modelos existentes em outras cidades, como Blumenau, por exemplo, em que já há espaços destinados a este fim.
O assunto foi levantado pelo vereador Alessandro Simas (PP) durante a sessão da Câmara Municipal de ontem, terça-feira (26). Segundo ele, de forma organizada e cumprindo a legislação, os estabelecimentos poderiam ser uma opção de lazer para quem frequenta os espaços públicos e, ao mesmo tempo, girar a economia da cidade. Também, apontou, faria com que os locais não se tornassem pontos de bagunça e desordem.
“Buscamos exemplos e modelos. O que não podemos mais permitir é que esses locais sejam sadios a exemplo do que acontece aqui na nossa praça Sesquicentenário, onde tínhamos um café, mas por não haver uma concessão para utilização desse espaço permite que tudo possa acontecer ali”, destacou ele em entrevista à Rádio Cidade após a sessão.
Simas citou exemplos de locais na cidade de Blumenau em que isso está sendo feito. Dois deles são pontos localizados junto à beira rio e à popular Prainha, junto ao Rio Itajaí Açú.
“Esses modelos existem e nós precisamos trazer isso para cá, revitalizar áreas”, pontuou.
Um dos locais que poderia ser explorado é a área junto ao Parque das Esculturas, citou ele. Criar mecanismos para que estes espaços sejam locais bonitos, bem cuidados e que se atue dentro da legalidade são essenciais, afirmou o parlamentar.