Saúde converte leitos de UTI covid-19 em permanentes do SUS

O Ministério da Saúde publicou uma portaria nesta quinta-feira (14) que converte 6,4 mil leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) exclusivos para covid-19 em leitos convencionais de UTI para o Sistema Único de Saúde (SUS), que serão usados no tratamento de enfermidades diversas.

Na prática, segundo a pasta, a medida amplia o número de leitos de UTI na assistência médica de alta complexidade no Brasil. A mudança foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU).

A iniciativa foi acertada entre o governo federal e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, com foco no aumento da oferta aos demais pacientes que necessitam de outros cuidados intensivos não relacionados à covid-19.

A mudança também ocorre "após a queda expressiva no número de casos e internações pela doença, causando uma baixa ocupação desses leitos para pacientes com covid-19, em função do sucesso e ampla adesão da população à campanha de vacinação contra a doença", informou o ministério.

Durante outros momentos da pandemia, cerca de 26 mil leitos chegaram a ser habilitados com recursos financiados do orçamento extraordinário de enfrentamento à covid-19.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Macrodrenagem da Felipe Schmidt é finalizada

A obra de macrodrenagem da bacia  Felipe Schmidt teve sua etapa principal finalizada nesta quarta-feira (27), com isso, o trânsito na João Bauer vai ser liberado ainda nesta quarta-feira. Com isso, a obra segue em ruas transversais, já que a etapa principal foi finalizada. O engenheiro responsável pela obra, Cristian Fuchs, explicou sobre a realização dos trabalhos. “Hoje a tarde estamos concluindo a pavimentação...
Continuar lendo...

PL oficializa Jair Bolsonaro como candidato à reeleição

O PL oficializou neste domingo (24) a candidatura do presidente Jair Bolsonaro à reeleição no pleito de outubro. Também foi formalizada a participação do general Braga Netto como candidato a vice-presidente na chapa que concorrerá a uma vaga no Planalto neste ano. A votação foi por unanimidade. Durante convenção partidária no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, Bolsonaro lembrou dificuldades registradas em três anos e meio de governo. “Tivemos que enfrentar uma pandemia,...
Continuar lendo...

Vereador cobra aumento de efetivo na Guarda de Trânsito

Aumentar o efetivo de agentes da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) de forma urgente. Esse é o pedido feito pelo vereador Cassiano Tavares (POD) para a Prefeitura de Brusque. Na sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal, ele disse que o concurso que foi elaborado para preencher vagas no órgão abriu 25 vagas, mas somente cinco serão chamados. Cacá disse que é importante que a população tenha...
Continuar lendo...