Unifebe firma termo de compromisso com Anitápolis para desenvolvimento de projetos em prol do desenvolvimento regional

O Centro Universitário de Brusque (Unifebe) firmou um Termo de Compromisso com o município de Anitápolis, para desenvolver projetos sociais em prol do desenvolvimento regional de Santa Catarina. O documento foi assinado na quinta-feira (7), pela reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, e pela prefeita de Anitápolis, Solange Back, em solenidade realizada no gabinete da prefeita. 

O Termo de Compromisso foi firmado entre universidade e prefeitura por meio do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional – PROESDE/IDH, uma das modalidades de bolsas de estudo disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de Santa Catarina (SED), pelo Programa de Bolsas Universitária de Santa Catarina (Uniedu). 

No PROESDE/IDH as instituições de ensino superior de Santa Catarina recebem um recurso financeiro, destinado aos estudantes dos cursos de Graduação, para desenvolver projetos sociais em prol dos municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que integram a região da universidade.

“A região que estamos inseridos não se enquadra nesse requisito, por isso optamos por atender Anitápolis, um município que integra a região da Grande Florianópolis e que nos recebeu de braços abertos para conhecer nossas propostas de projeto”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, professora Edineia Pereira da Silva. 

Durante a visita a Anitápolis, a reitora da Unifebe apresentou à prefeita o PROESDE/IDH, para juntas definirem o projeto de intervenção que os acadêmicos bolsistas da Unifebe realizarão em prol do município. “Fomos ouvir a necessidade dessa cidade, que possui inúmeras belezas naturais, uma arquitetura que reflete a imigração alemã e uma história que faz parte da história do país. No entanto, ao conversar com a prefeita, percebemos que o município precisa de mais visibilidade para melhorar suas questões socioeconômicas”, comenta a reitora. 

A parceria

A partir do diagnóstico realizado, universidade e prefeitura definiram que o projeto será a elaboração de um material para que os cidadãos catarinenses conheçam mais Anitápolis. O intuito é que os moradores do município valorizem suas riquezas e que a população em geral enxergue o potencial da cidade para possíveis investimentos. 

Ao contribuir, por meio desse projeto, com Anitápolis, a Unifebe receberá um recurso destinado pelo Governo do Estado para atender de 40 a 50 bolsistas, com bolsas de 100%. “Graças ao PROESDE/IDH possibilitamos que mais estudantes possam cursar uma Graduação e, diretamente, contribuam com o desenvolvimento do nosso Estado. Com projetos como esse, Santa Catarina é beneficiada como um todo”, conclui Rosemari.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Equipe Laranja vence o Municipal de Bolão 23

Uma bela noite de confraternização com a final do Campeonato Municipal de Bolão 23, que ocorreu na noite desta sexta-feira (3), na Sociedade Beneficente. Quatro equipes disputavam o título da competição: Vermelho, Laranja, Branco e Verde, todas entraram na pista na disputa do título, que acabou ficando com a equipe Laranja. Com uma diferença de 06 pontos para o segundo colocado a equipe Laranja totalizou 1015 pontos, enquanto a vice...
Continuar lendo...

Caminhoneiro que arrastou casal e matou mulher é condenado

Foi condenado a 14 anos de prisão o caminhoneiro que arrastou um casal de motociclistas por cerca de 30 quilômetros na BR-101. O julgamento ocorreu nesta quinta-feira (9), em Itajaí. O crime que chocou o Brasil ocorreu em março de 2021. Na época, as cenas foram filmadas e mostravam o caminhão arrastando a moto, com o motociclista pendurado na porta da cabine pedindo para ele parar. Na moto estava o casal Anderson Pereira, de 49 anos, sobreviveu, e...
Continuar lendo...

VÍDEO: Mulher faz "desfile" pelada nas ruas de Timbó

Na manhã da segunda-feira (25), uma mulher precisou ser contida pela polícia após tirar a roupa e começar a andar e correr pelada em Timbó. O fato ocorreu na rua Blumenau, bairro Araponguinhas, nas proximidades do Motel Alkimia. Motoristas e moradores que testemunharam a cena, ligaram para a Polícia Militar (PM), que quando abordou a mulher precisou intervir e conte-la. Os policiais informaram que a mulher é usuária de drogas, e...
Continuar lendo...