Em ação de colaboradores e alunos, Apae realiza pintura de muro da instituição

Quem passa pela Avenida Augusto Bauer, no bairro Maluche, percebe que há algo diferente aos arredores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque. Isso porque cores, aliadas a imagens e frases estampadas em um dos muros da instituição, chamam a atenção de quem transita por ali. 

A ideia de revitalização do espaço iniciou no final de 2021, quando colaboradores e integrantes da diretoria da Apae iniciaram um projeto para melhorar várias áreas da associação. Assim, foi realizado o convite para que todos – alunos, professores, diretoria e funcionários -  pudessem dar sugestões de imagens e/ou frases que traduzissem a essência da entidade. “Todas as frases e imagens que chegaram como sugestões, passaram por uma comissão avaliadora e toda essa transformação precisava estar de acordo com o que queríamos transmitir: a importância da igualdade”, explica o artista visual e arte educador da Apae, Evailson Inomata, o Vavá. 

 

Execução

Ao todo, foram escolhidas imagens e frases que se transformaram em 28 painéis, distribuídas ao longo de 60m do muro, e posicionadas para se interligarem. A execução dos trabalhos iniciou em janeiro deste ano e contou com a colaboração de cerca de 30 alunos, na limpeza do muro, e na produção dos fundos abstratos e das letras. A pintura das imagens e finalização dos painéis foi feita pelo artista visual e também pela professora de educação física, Maria Lucélia Joenck. 

Atualmente o projeto está com 95% dos painéis finalizados, faltando apenas alguns detalhes para ser concluído e integrar as ações alusivas aos 67 anos de fundação da Apae de Brusque. 

 

Além dos muros

Para a professora de educação física, o trabalho rendeu muitos frutos, já que a ideia é fazer com que as pessoas que passam pela região possam parar, olhar e pensar sobre a instituição e o trabalho realizado por ela. “Queremos provocar essa reflexão, que as pessoas venham nos visitar, pois estamos aqui de braços abertos. Além disso, durante a produção das pinturas, alguns moradores da região vieram conversar conosco. E essa conexão com a comunidade, que é tão especial, é sempre o que buscamos”, declara Maria Lucélia.  

Para a diretora executiva da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti Foletto, o projeto de revitalização do muro tem também como propósito ampliar a comunicação e se aproximar ainda mais da comunidade.  “Estamos bem felizes com o resultado deste projeto, é mais uma obra coletiva, fruto de trabalho em equipe, que envolveu os profissionais e alunos da instituição, bem como pelo impacto positivo que já foi possível perceber nas pessoas da comunidade, durante a produção dos painéis.”, explica Rosecler. 

 “Que as pessoas possam refletir que ninguém é igual a ninguém, é preciso respeito. Para que isso aconteça é importante conhecer e entender a instituição e os alunos, que são nossos amigos. Somente com esse pensamento e atitude o mundo começará a se transformar num lugar melhor. A nossa intenção sempre foi transformar o mundo através da arte e esperamos que este muro possa ser uma ferramenta dessa transformação”, completa Vavá. 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mulher fica ferida após acidente entre carro e moto, em Guabiruba

No final da tarde desta sexta-feira (29), por volta das 17h40, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de acidente envolvendo um carro e moto na rua São Pedro, em Guabiruba. No local os militares encontraram a motociclista uma mulher de 21 anos, que estava sentada na via, consciente e orientada e apresentava alguns feriamentos leves pelo corpo. A guarnição realizou os primeiros atendimentos no local, e em seguida a jovem foi encaminhada ao...
Continuar lendo...

Nova Trento finaliza preparativos para a 28ª Incanto Trentino

 A Cultura Italiana presente nos costumes dos moradores de Nova Trento, mais uma vez será apresentada para todo o Estado e para visitantes que estiverem na cidade, durante a 28ª Incanto Trentino – Festa das Tradições Trentino Italianas de Nova Trento, que é considerada a maior festa das tradições italianas em Santa Catarina. A festa que mostra todas essas tradições acontecerá de 04 a 07 de agosto deste ano, no...
Continuar lendo...

Quina de São João sorteia R$ 200 milhões neste sábado

Com a premiação estimada em mais de R$ 200 milhões, a Quina de São João 2022, será sorteada hoje (25), em caráter especial, em Campina Grande, na Paraíba. Este já é o segundo maior prêmio da história do concurso e, dependendo da arrecadação total - que será divulgada no final da noite -, poderá se tornar o maior prêmio da história da Quina. O sorteio não acumula....
Continuar lendo...