UNIFEBE sedia campanha de doação de sangue

Cerca de 80 pessoas doaram sangue no Bloco da Saúde da UNIFEBE nesta terça-feira (29). A instituição foi ponto de coleta por intermédio de uma parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) de Blumenau e com a Secretaria Municipal de Saúde. A campanha foi voltada aos doadores dos tipos sanguíneos O e A. 

De acordo com a reitora da UNIFEBE, a professora Rosemari Glatz, é significativo que a instituição, constantemente envolvida em ações que beneficiam a comunidade, participe deste momento. “Estamos orgulhosos por receber essa campanha que incentiva um compromisso de cidadania e solidariedade ao próximo, além de auxiliar na formação dos nossos acadêmicos de Medicina e despertar neles essa empatia com o próximo, já que nosso objetivo é formar profissionais humanistas e comprometidos com à vida”, salienta a reitora Rosemari. 

O secretário de saúde e coordenador do curso de Medicina da UNIFEBE doutor Osvaldo Quirino de Souza, comemora a realização da campanha, a qual considera “uma conquista para a comunidade de Brusque”. Para ele, a parceria com o Hemosc e com a Secretaria de Saúde trouxe uma integração dos dois órgãos com o curso e beneficiou tanto acadêmicos com o ensino-aprendizagem prático como o cidadão brusquense, que pôde realizar a doação sem ter que se deslocar para outra cidade. “Nosso município é conhecido no estado pela sua generosidade. O Hemosc, com essa ação, presta uma homenagem a Brusque. Essa parceria só traz ganhos para todos os envolvidos”, garante o doutor Osvaldo. 

O professor do curso e hematologista, Fabio Benedetti destaca que as doações realizadas na campanha auxiliarão pessoas de todo o estado. “Por causa da pandemia, os estoques do banco de sangue precisam de reforço, já que houve um decréscimo no número de doações. Então, por isso, essas coletas são de suma importância. Esse momento também serviu para nossos acadêmicos unirem o conteúdo teórico abordado em sala de aula com a prática”, explica o professor. 

Acadêmicos de Medicina participam

A coleta contou com a participação de estudantes do curso de Medicina, como a aluna Gabriela Gavasso, da 6ª fase, que valoriza a importância da ação em sua formação acadêmica. “Esse momento nos aproxima da comunidade. Adquirimos experiência na área pelo contato que tivemos com o pessoal do Hemosc e com os próprios pacientes. Com apenas uma bolsa de sangue proveniente de um doador, já é possível salvar até quatro pessoas, o que evidencia o quanto é importante doar”, ressalta Gabriela. 

Como é feita a coleta

A coordenadora de captação de doadores do Hemosc, Crislaine Ebel Godoz revela que os doadores passaram por uma triagem, por meio da qual realizaram cadastro e passaram por uma avaliação dos sinais vitais e condições de saúde. “Após esses procedimentos, é feita a coleta do sangue e depois o doador se alimenta com um lanche oferecido pelo Hemosc, pois é muito importante para a reposição de líquidos. A parceria com a UNIFEBE nos auxiliou muito, com estrutura física, acadêmicos e materiais. Esperamos que aconteçam outras campanhas como essa e convidamos as pessoas que tenham disponibilidade e puderem ir até Blumenau (sede do Hemocentro), façam suas doações”, propõe Crislaine. 

Um dos doadores foi o técnico-administrativo Anderson Jair Mesadri, que conta que foi a 12ª vez que doou sangue. “Doar sangue salva vidas e é muito simples e rápido. Espero que ocorram outras ações como essa em nossa cidade, e quero parabenizar a UNIFEBE por ter viabilizado essa coleta em Brusque”, celebra Anderson.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Trio assalta no litoral e é pego pela polícia de Brusque

No inicio da noite desta terça-feira (17), três homens foram presos após informações de que haviam cometido um roubo pela manhã em Balneário Camboriú. Em seguida, o trio teria  fugido para Brusque. Segundo relato da Polícia Militar, por volta das 18h18, uma guarnição foi informada sobre as características dos suspeitos e do carro, um Hyundai/HB 20, com placas de Balneário Camboriú. Os...
Continuar lendo...

Trinta toneladas de lixo são recolhidos no Mutirão D, em três bairros

Em mais uma ação de combate à dengue, no sábado (09), a Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Endemias, realizou um Mutirão D.  nos bairros Souza Cruz, Jardim Maluche e Azambuja. Os agentes de combate a endemias em parceria com a Secretaria de Obras, Tiro de Guerra, Defesa Civil, Grupo Escoteiro Brusque e Bombeiros recolheram mais de 30 toneladas de lixo.    A diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer,...
Continuar lendo...

Comitiva da Alemanha visita Prefeitura de Brusque

O prefeito de Brusque, Ari Vequi, recebeu na tarde desta quinta-feira (09) a vista da comitiva alemã, formada pelo prefeito de Karlsdorf-Neuthard, Sven Weigt, os vereadores Uwe Zweigner, Roland Weschenfelder, Nicolas Kneis e Martin Gern. A comitiva veio a Brusque para conhecer a parceria que é realizada entre Brusque e a cidade de Karlsruhe. O encontro contou com a presença da superintendente da Fundema, Ana Helena Boos, além de outras autoridades e membros da...
Continuar lendo...