(Vídeo) Problemas com a água volta ao foco em Guabiruba

Vídeos

Água volta ao debate e reclamações sobre qualidade do serviço geram debates sobre contrato

Os moradores do bairro São Pedro puderam debater com representantes do Legislativo e Executivo, nesta terça-feira (29). Durante a noite, a Câmara de Vereadores organizou a tradicional sessão itinerante, que contou com a participação de 16 pessoas, no salão da Igreja da Comunidade Luterana.

Durante os primeiros minutos do encontro, o secretário de Planejamento Urbano e Infraestrutura, Anderson Cavichioli, apresentou projetos previstos para o bairro, como a melhoria da pavimentação, ampliação da escola de educação infantil e instalação de um portal. Ele também atualizou a comunidade sobre os trabalhos em andamento no bairro. O presidente da Câmara, Cristiano Kormann, destacou o papel das sessões itinerantes para aproximar o poder público e a comunidade.

Fora os investimentos, os moradores também tiveram a possibilidade de indicar demandas do bairro e cobrar melhorias diretamente para prefeito, secretários e vereadores. Entre os principais tópicos levantados ao longo da noite esteve o recorrente problema com o abastecimento e qualidade da água que abastece o São Pedro. 

O tema foi abordado pelo prefeito, Valmir Zirke, que enfatizou a necessidade de melhorias no serviço e relatou detalhes do encontro recente com representantes da empresa para apresentação da demanda. Uma avaliação do contrato é indicada como tendência pelo prefeito, após um pedido da empresa de um reajuste do valor estabelecido.

“Eu sempre digo, e sempre deixo isso bem claro, e disse isso para o (Anderson) Botega, que é proprietário da empresa: o dono da Guabiruba Saneamento é ele, mas o dono do do tratamento de água somos nós, Guabiruba e nós temos todo o direito de cobrar as melhorias”

Em dado momento o prefeito reforçou o alerta de uma possível busca por alternativas. “Se não trabalha direito, nós fizemos isso com uma empresa na Guabiruba Sul, e não estou achando que eu quero fazer a mesma coisa com eles, deixei muito claro para eles, que estão caminhando para isso. Agora eles têm tempo para mostrar que dá para investir, porque eles sabiam desde o começo, quando ganharam a concessão, que nos primeiros anos era para investir”, afirmou e concluiu: “Não é o que está se vendo”.

 

Demandas locais

O presidente da comunidade, Hercílio Tomio, avaliou como positivo o encontro e ressaltou a relevância dos temas levantados pela população local. “Foi bem produtiva. Por eu acompanhar outros bairros, (achei) o nosso bairro foi bem proveitoso, veio bastante gente da nossa comunidade”, comenta. “A falta de água é o principal item que estamos precisando aqui no nosso bairro. À tarde, no fim de tarde, não tem água, no final de semana. Isso vem se arrastando há vários anos.”

Também moradora do bairro, a vereadora Simone Fischer, reforçou o impacto do problema de abastecimento em um bairro em desenvolvimento e com três escolas. “A população toda questiona a gente diariamente. A gente vai em busca da Guabiruba Saneamento, para ter respostas”, afirma.  “Residências que têm caixa d’água, tem um acúmulo muito grande de lodo, ou seja, procedimento da água que não chega com qualidade nas residências”

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Policiais de Brusque vão ajudar nas buscas a autor da morte de PM

A Polícia Militar de Brusque irá ajudar nas buscas pelo suspeito de atropelar e matar o policial militar rodoviário Alexandre Maciel no domingo (24). Na tarde desta terça-feira (3), as buscas tiveram um novo capítulo. O suspeito teria feito um motorista de refém e obrigado o homem levar ele até o bairro Badenfurt, também em Blumenau. De lá, teria fugido.  O motorista foi até o posto da Polícia...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Jogadores "saem no tapa" em partida de futebol, em Brusque

O vídeo de uma briga em um campo de futebol society no Centro de Brusque vem ganhado destaques nas redes sociais nas últimas horas. Segundo informações que circulam nesses meios, a confusão teria ocorrido na noite desta sexta-feira (27). As imagens mostram várias pessoas dentro do campo do Clube Esportivo Paysandu discutindo. Algumas delas saem desferindo socos uns nos outros. O motivo pelo qual a briga teria começado ainda é...
Continuar lendo...

Homem cai de telhado de galpão e é encaminhado para hospital de Blumenau

Bombeiros militares socorreram um homem de 32 anos que caiu de um telhado na rua Holstein, bairro São Pedro, em Guabiruba. O acidente, do início da tarde desta terça-feira (24) ocorreu quando ele prestava serviço no local. Segundo a avaliação inicial, ele teve um corte na região do crânio e apresentava suspeita de traumatismo craniano encefálico, assim como suspeita de fratura do braço esquerdo. O helicóptero...
Continuar lendo...