(VÍDEO) Tainá pede ao poder público espaço para treinar

Vídeos

Tainá pede ao poder público espaço para treinar

Com o sonho de despontar no atletismo, a jovem Tainá Garcia de Andrade (17) foi pedir socorro junto ao poder público de Brusque. É que ela costuma usar a pista junto ao Centro Esportivo do no Sesi, no bairro Limoeiro. Só que o espaço não estará mais acessível, já que a estrutura será vendida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e um dos interessados é o Brusque Futebol Clube para construção de um estádio.

Tainá conta que treina a modalidade desde os dez anos, mas pratica atividade esportiva desde os sete. Correr passou a ser uma paixão e já aos 11 anos de idade participou dos jogos escolares.

“Nos meus primeiros joguinhos escolares, me desenvolvi muito bem. Tanto que passei do municipal para o regional”, conta ela.

Só que Tainá acabou tendo uma lesão em uma das pernas, o que a fez interromper momentaneamente o sonho. A potencia dela era muito mais forte que a capacidade de massa muscular de seu corpo.

“A minha massa muscular não aguentou e meu labrum (desgaste ósseo nas articulações) lesionou. Fiquei um ano fazendo fisioterapia e tentando voltar para o esporte, mas não gerava muita melhora”, lembra ela.

Com a melhora, ela retornou aos treinos e passou para a fase estadual. Porém, devido á falta de local para treinar, a família foi com ela para Blumenau, mesmo residindo em Brusque. Os deslocamentos difíceis por conta da distancia fizeram com que ela precisasse parar. A luta para não interromper o sonho de ser uma atleta a fez em ir em busca de ajuda para ter um local com a possibilidade de venda do espaço do Sesi.

“Eu queria que isso desse certo, sabe. Sem ninguém saber, vim na Prefeitura paa falar com alguém sobre isso”, relatou ela.

Na sessão da Câmara Municipal de Brusque da última terça-feira (22), Taianá estava presente. Ela ouviu a leitura de um requerimento, apresentado pelo vereador Déco Batistti (PL) sobre o assunto. Ele pede que a Prefeitura faça um estudo para que se saiba a viabilidade de um espaço para atletas como Taianá possam treinar as provas de corrida.

“Hoje não temos uma pista de treinamento para atletismo, nem de categoria de base, nem profissional.  A Tainá é uma atleta de rendimento, apesar de ser uma jovem de apenas 17 anos”, pontuo o parlamentar.

O Requerimento de Batistti foi aprovado e a jovem agora fica na torcida para que isso se concretize e que possa não precisar mais sair da cidade para poder seguir na busca por se realizar dentro do esporte.

“Já fiquei muito feliz, porque isso não vai fazer bem só a mim, mas a toda comunidade brusquense”, disse ela.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões