Começa a negociação coletiva da construção civil e mobiliário

Começou a negociação coletiva dos setores de construção civil e mobiliário de Brusque e região, que vão definir os reajustes salariais das categorias para o período 2022/2023. Duas assembleias realizadas nas cidades de Brusque e Botuverá no último final de semana e a entrega das propostas ao sindicato dos empresários na segunda-feira (21), marcam o começo das tratativas.

Na noite de sexta-feira (18), aconteceu a assembleia na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB). O encontro esteve aberto a participação e profissionais que atuam nas cidades de Brusque, Guabiruba, Nova Trento, Canelinha, São João Batista e Major Gercino.

Já no sábado (19), pela manhã foi a vez dos trabalhadores lotados nas cidades de Botuverá, Vidal Ramos, Imbuia e Leoberto Leal participarem das discussões. A assembleia teve como local o Pesque-Pague Raulino Graf, na Beira Rio.

De acordo com o presidente do SINTRICOMB, Izaias Otaviano, os trabalhadores do setor aprovaram pedido de reajuste salarial de 15%. O percentual equivale ao acumulado da inflação nos últimos 12 meses, mais o chamado ganho real, que é o valor excedente ao obrigatório por lei. Na visão dele, o setor está aquecido e o momento permite avançar quanto ao aumento salarial justo.

“Tiramos uma pauta de encaminhamento com cláusulas mínimas, que seriam a manutenção das existentes, as sociais quanto as econômicas, e o aumento nos salários dos trabalhadores com data base no dia 1º de maio”, destaca ele.

O resultado das assembleias foi um documento já entregue ao Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento (SINDUSCON). A reunião ocorreu na manhã de segunda-feira, na sede do sindicato laboral. Representando a entidade empresarial estiveram o atual presidente, Ralf Maschio e Silva, e o vice-presidente, Fernando José de Oliveira.

A negociação coletiva do setor de construção civil e mobiliário atinge, direta e indiretamente, mais de dez mil pessoas, entre trabalhadores lotados na base territorial de atuação do sindicato dos empregados e seus familiares.

Iniciada com as assembleias da última sexta-feira, a negociação resultará na renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que terá validade de um ano, a contar de maio de 2022 a abril de 2023. O prazo para que esteja finalizada é 1º de maio.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Simas diz que vídeo quer atingir sua pretensão política de 2022

No bloco de explicações pessoais, ao fim da sessão ordinária de terça-feira (12), o vereador Alessandro Simas (PP) leu uma nota de esclarecimento. A manifestação se referiu a um vídeo que circulou nas redes sociais no dia anterior, em que ele é apontado como envolvido em casos de supostas irregularidades no Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água. Simas reforçou que não faz parte de...
Continuar lendo...

Sub-20 do Carlos Renaux enfrenta o Avaí em busca de vaga na semifinal

O Sub-20 do Carlos Renaux, enfrenta o Avaí nesta sexta-feira (24), às 15h, no CFA João Nilson Zunino, em Florianópolis, pela segunda partida das quartas de final da Copa Santa Catarina, na partida de ida em Brusque, o time da capital levou a melhor e venceu pelo placar de 2 a 1. Para esse jogo, o técnico Tiago Hugue, vai poder contar com alguns jogadores que estão treinando no time profissional, e podem reforçar o elenco do Sub-20, o zagueiro...
Continuar lendo...

(URGENTE) Jovem fica em estado grave ao bater em caçamba de entulho

A colisão violenta contra uma caçamba de entulhos deixou um homem gravemente ferido na madrugada desta quarta-feira (22) em Brusque. Ele estava desacordado, foi reanimado, apresentava suspeita de traumatismo craniano e outros ferimentos por todo o corpo. O acidente aconteceu por volta de 3h da madrugada, na Rua Bulcão Viana, bairro Azambuja. O homem, de 24 anos, pilotava uma motocicleta. Ele colidiu na lateral da caçamba, estacionada na via. O Corpo de Bombeiros o...
Continuar lendo...