Maiores de 16 anos têm até 4 de maio para tirar título de eleitor

Todos os brasileiros a partir de 16 anos têm até o dia 4 de maio para pedir a primeira via do título de eleitor ou regularizá-lo a tempo de votar nas Eleições de 2022. O procedimento pode ser feito pela internet, por meio do Título Net.
O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.

A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97 – artigo 91) determina o fechamento do Cadastro Eleitoral 150 dias antes de cada pleito. Neste período, as pessoas podem resolver pendências como transferência de domicílio eleitoral ou outras decorrentes de ausência ou justificativa nas três últimas eleições.

Como fazer?

Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral(TSE). Será preciso anexar documento oficial com foto, comprovante de residência, comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral e comprovante de quitação do serviço militar.

Para tirar o documento pela primeira vez, é necessário que o futuro eleitor informe, na página de requerimento do sistema Título-Net, a unidade da federação em que reside. Após esse procedimento, aparecem na tela informações sobre a digitalização dos documentos necessários para a solicitação:

- uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;

- comprovante de residência atualizado;

- certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Na página seguinte, em "Título de Eleitor", ao solicitar a primeira via, a pessoa precisa marcar a opção "não tenho" para prosseguir com o atendimento. Depois do envio dos dados, os documentos serão analisados pela Justiça Eleitoral. O acompanhamento da solicitação pode ser feito também pelo site.
Os que desejam realizar alguma alteração no cadastro eleitoral, devem conferir a situação junto à Justiça Eleitoral, também pela internet. Em seguida, é preciso acessar o sistema Título-Net, solicitar requerimento para o atendimento desejado e enviar a documentação necessária para regularização.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Motociclista fica ferido em colisão na Primeiro de Maio

Um motociclista de 19 anos foi encaminhado ao Hospital Azambuja após se envolver em um acidente entre carro e moto, na manhã deste sábado, por volta das 08h30. Foi na avenida Primeiro de Maio, em Brusque. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, no local foi encontrado o jovem que conduzia uma Honda/Bros. Ele estava consciente e confuso, caído na via. Ele apresentava uma contusão e ferimentos no antebraço, além de reclamara de...
Continuar lendo...

Preso é suspeito de estuprar e matar filha de 4 meses

As polícias Civil e Militar de Santa Catarina prenderam na noite de sábado (30) um argentino de 19 anos pela suspeita de estupro e morte da filha. A criança tinha quatro meses e morreu em Dionísio Cerqueira. A denúncia chegou do hospital daquela cidade, pois uma funcionária do hospital teria revelado que uma família de Poço Azul, na Argentina, teria levado um bebê para atendimento médico no local....
Continuar lendo...

Carro sai da pista e capota no bairro Zantão

Guarnições da Polícia Militar Rodoviária atuaram em uma saída de pista, seguida de capotamento, na rodovia Deputado Gentil Batisti Archer, dentro do perímetro do bairro Zantão. O Acidente ocorreu no início da madrugada deste domingo (5) e envolveu um Ford KA, com placas de Brusque. A condutora do veículo, uma mulher com cerca de 30 anos sofreu lesões e se encontrava sozinha no veículo no momento do atendimento da...
Continuar lendo...