Pela 13ª vez, Santa Catarina é o estado com maior número de doações de órgãos para transplantes

Santa Catarina foi reconhecida pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos como o estado com maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes em 2021. É a 13ª vez nos últimos 17 anos que o estado é destaque nacional na área. Nos outros quatro anos, ficou em segundo, atrás apenas de uma unidade federativa. O Registro Brasileiro de Transplantes confirmou o primeiro lugar para SC com 40,5 doadores por milhão de população (pmp), seguido por Paraná com 35,8 doadores pmp e Ceará e São Paulo – com cerca de 21 doadores pmp cada.

Mesmo com a pandemia do Coronavírus, Santa Catarina se manteve como referência no país, com 939 transplantes realizados em 2021. Houve um aumento de 33,95% comparado ao ano de 2020. Foram 517 transplantes de córnea, 195 de rins, 114 de fígado, 12 de pâncreas, quatro de coração e 97 de medulas ósseas. O maior aumento do número absoluto de transplantes foi o de córnea – era 265 em 2020 e passou para 517 no último ano.

Atualmente, o Brasil é o segundo país do mundo em número de transplantes, mas o Registro Brasileiro de Transplantes revela que as doações caíram em 2021: 4,5% em relação a 2020. Quando comparada a média de transplantes por milhão de população (pmp) no país, Santa Catarina está acima da média nacional em transplantes de córnea, rim, fígado e pâncreas.

Quanto aos transplantes de fígado, o estado também aumentou de 2020 para 2021: 17,5% a mais, na comparação. O número de equipes que realizam os transplantes se manteve. Para o Coordenador Estadual de Transplantes de Santa Catarina, Joel de Andrade, essa referência fica ainda mais evidente quando comparada a outros unidades da federação, que chegam a ter menos da metade de transplantes que nosso estado.

“Nós nos recuperamos de 2020, quando houve uma baixa esperada no número de órgãos disponíveis para transplante em função da pandemia. Na época, o fluxo de doações de córneas, por exemplo, caiu muito porque o Ministério da Saúde recomendou formalmente para que evitássemos transplantes de tecido ocular das vítimas de paradas cardiorrespiratórias. Hoje, estamos acima da média nacional e somos destaque geral. É perceptiva a generosidade do nosso povo, o qual continuou solidário mesmo em momentos adversos, como a pandemia”, resumiu.

Atenção especial

À frente da coordenação estadual do SC Transplantes há quase 17 anos, Joel de Andrade ressalta que desde 2019 o processo de doação de órgãos ganhou uma atenção especial em Santa Catarina.

“Eu recebi uma ligação do governador Carlos Moisés ainda em 2019. Ele perguntou se eu precisava de alguma aeronave para transplantes. Eu disse que nós tínhamos acesso, mas que a demanda sempre necessitava de mais. Ele determinou que o helicóptero priorizaria os transplantes e a demanda das doações. E, de fato, foi o que aconteceu. Eu costumava dizer que só acreditaria vendo, mas eu vi. Vi nesse Governo o quanto a doação de órgãos era uma prioridade”, afirmou Joel de Andrade

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Primeiras medalhas dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque saem nesta quinta-feira

As primeiras medalhas dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque vão sair nesta quinta-feira (30), com as modalidades da canastra, masculina e feminina, que ocorre no Caça e Tiro Araújo Brusque e com o futvôlei, que tem as partidas disputadas no Clube Guarani.  Na disputa da canastra feminina o Centro e o Rio BRanco disputam o ouro, o bronze ficou com a comunidade do Azambuja. No naipe masculino disputam o título as comunidades de Águas...
Continuar lendo...

Polícia Civil alerta para golpe do falso emprego nas redes sociais

A Polícia Civil de Santa Catarina alerta a população sobre os recorrentes registros de ocorrência em que as pessoas recebem ofertas falsas de emprego. Geralmente, a pessoa recebe uma mensagem em seu celular ou mesmo nas redes sociais informando que ela pode ganhar entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00 trabalhando em casa. Para isso, é exigido que ela faça alguns PIXs e é prometido que dinheiro será restituído forma integral e com 100% de...
Continuar lendo...

Brusque pode copiar Chapecó em ação sobre moradores de rua

Brusque poderá aplicar ações semelhantes ao que vem sendo executadas na cidade de Chapecó para retirar moradores de rua. Uma visita da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura foi realizada naquele município para conhecer como é feito o trabalho e buscar subsídios legais para aplicar em solo brusquense. O secretário da pasta, Leandro Hyarup, disse que o deslocamento durou cerca de três dias e foi realizado...
Continuar lendo...