(Vídeo) Autoridades assinam abertura de edital para construção de barragem de Botuverá

Vídeos

Autoridades assinam abertura de edital para construção de barragem de Botuverá

O governador de Santa Catarina, Carlos Moises da Silva, esteve em Botuverá, nesta quinta-feira (17). A visita serviu para a assinatura da abertura de edital para contratação de empresa para a construção da barragem na cidade. Após a etapa, com a contratação de empresa, ainda será preciso a assinatura de ordem de serviço. A estrutura é indicada como uma alternativa para aumento da segurança de municípios da região,além de ampliação da captação de água potável para 1,4 milhão de pessoas do Vale do Itajaí e parte do Litoral Norte. 

Na etapa serão investidos R$ 110 milhões, de um total de R$ 250 milhões previstos para todo o projeto. A solenidade, no salão paroquial do centro da cidade, contou com a participação de autoridades políticas, segurança pública e sociedade civil. 

A estimativa do governador é que a obra seja finalizada em dois anos. Ela tem um prazo máximo de 36 meses. “Representa mais segurança, diminuição da cota de enchentes e, especialmente em tempos que temos essa crise hídrica, capacidade de reservação de água para atender  diversas cidades e melhorar a vida das pessoas”, comentou.  

De acordo com o governador, mesmo que o perfil da obra seja pouco reconhecido, de forma geral, seus efeitos serão sentidos e a estrutura, pelo projeto original deve atender a demanda por água potável da área atendida até 2041. “São obras que, normalmente, não aparecem, mas são obras de infraestrutura de enfrentamento, também, da estiagem, de capacidade de armazenamento de água e a fazer com que as cidades funcionem adequadamente e que a gente consiga melhorar também a condição da Defesa Civil, reduzindo as cheias”.

Abastecimento e segurança

A diretora-presidente da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan), Roberta dos Anjos, destacou o convênio firmado para a empresa e a Defesa Civil. Enquanto a primeira fará a exploração da captação de água, a segunda ficará responsável pela gestão de risco de enchentes.

Ela projeta que o aumento da captação deve solucionar o problema recorrente de abastecimento vivido pela região ao longo do verão, sobretudo por conta do aumento de demanda na região e no litoral norte. Já o chefe da Defesa Civil, David Busarello, comemorou o avanço para a etapa do projeto. O órgão foi responsável pela elaboração, desenvolvimento, licenciamento ambiental e desapropriações necessárias para a obra.

De acordo com Busarello, a tendência é que a estrutura se reflita na redução das cotas de cheia nas cidades da região. Para Brusque, a tendência é de 1,2 metros e, em Itajaí, de 90 centímetros de redução.

“Estamos vencendo uma grande etapa, que é lançar o edital de licitação e a próxima é a ordem de serviço. Essa obra vai beneficiar muito toda a região de Botuverá, Guabiruba, Brusque, até lá na foz, em Itajaí”. comentou

O prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, reconheceu o empenho de entidades e representantes políticos que se envolveram na tramitação do projeto. Segundo o prefeito, além do benefício  a barragem representa um avanço na segurança para toda a região. “A maior função é proteger a nossa população. Como a gente viu várias cheias no nosso município, em Brusque ou Itajaí, onde as famílias que batalharam a vida toda para construir a sua casa, mobiliar e deixar ela bonitinha e, simplesmente, uma enchente coloca abaixo, coloca tudo a perder.”

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Operação estadual sobre roubo de carga respinga em Brusque

Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) deflagraram uma operação de combate ao roubo de cargas em Itajaí, Itapema e Brusque. A ação ocorreu na manhã de terça-feira (21). A equipe da DFRC/DEIC identificou um grupo criminoso responsável por diversos roubos de cargas em SC. As diligências da Polícia Civil iniciaram após o...
Continuar lendo...

Veículo é recuperado e trio é detido, no bairro Dom Joaquim

Três homens, um deles de 18 anos e, os demais com 26, foram detidos por volta das 9h50 deste sábado (21). Eles foram encontrados pela Polícia Militar no interior de um carro, indicado como furtado, no bairro Dom Joaquim. Os policiais faziam rondas após a denúncia de furto e encontraram o veículo circulando por uma rua próxima do local. A rua onde foi feita a abordagem não foi divulgada. Após a identificação, o trio...
Continuar lendo...

Secretaria de Saúde lança plataforma para emissão do comprovante de vacina contra Covid-19

Foi lançada na manhã desta quinta-feira (17), pela Secretaria de Saúde de Brusque, uma plataforma que possibilita ao cidadão emitir o comprovante de vacinação contra a Covid-19. O acesso é simples, basta preencher as informações necessárias, que são o número do CPF, o Número do Cartão Nacional de Saúde (NSC) e a data de nascimento. A página em seguida direciona o usuário para a...
Continuar lendo...