Brusque já soma mais de cinco pré-candidatos a deputado

A ideia ou intenção de setores brusquenses, principalmente a classe empresarial, de haver o menor número possível de candidatos para concorrer na eleição deste ano para deputados federal e estadual está cada vez mais distante de ser concretizada. Isso por conta do número de pré-candidaturas que já foram anunciadas ou que trabalham para ser concretizadas. Pelo menos cinco delas já estariam em encaminhamento.

Entre os partidos que já anunciaram nomes ou dão sinais de que vão lançar estão PT, Podemos, Novo, Democracia Cristã, Republicanos e PSC.

No Partido dos Trabalhadores trabalha-se com a ideia de lançar o ex-prefeito Paulo Eccel a estadual e a vereadora Marlina Oliveira Schiessl para federal.

O Podemos, legenda que teve o ex-prefeito Ciro Roza como candidato a prefeito na última eleição municipal, anunciou recentemente que teria de dois a três nomes para apresentar. No entanto, até o momento nenhum deles foi oficializado como pré-candidato. O partido também não revelou quais são. 

Apesar de ainda não ter o diretório ou comissão provisória na cidade, o Partido Novo apresentou um pré-candidato para estadual. Yordan Gums, que era coordenador da legenda na cidade, anunciou que colocou o nome àdisposição. Para federal, o partido deve trabalhar para eleger um nome de fora e não da região. Bruno Souza, de Florianópolis e atual deputado estadual, está mais alinhado para ter esse apoio. Tambem há o atual deputado federal Gilson Marques, de Pomerode.

Apesar de estar com o governo municipal, o Democracia Cristã trabalha em paralelo para lançar a pré-candidatura do ex-secretário de Desenvolvimento Social Jocimar dos Santos de Lima. Assessor estadual do deputado Ismael dos Santos e apoiado por ele, o parlamentar concorreu em 2018 a federal e busca, agora, tentar chegar à Alesc. 

Na esfera federal, o grupo ligado a Jocimar deve trabalhar justamente para uma campanha de Ismael à Câmara.

Já o Republicanos, que teve esta semana anunciada a filiação do governador do estado Carlos Moisés, anunciou recentemente a pré-candidatura do vereador André Rezini para deputado estadual. Para federal, não há publicamente nenhuma sinalização, mas parte do grupo do partido na cidade tem estado alinhamento com o deputado estadual Sergio Mota.

O Partido Social Cristão está trabalhando nos bastidores para também viabilizar candidaturas. Sem nenhum nome de expressão atualmente, nos bastidores circula a informação de que o ex-vereador Paulinho Sestrem pode integrar o grupo e concorrer novamente a federal.

Outros partidos também já sinalizaram interesse em lançar pré-candidatos, mas não apontaram nomes para isso. Entre eles estão PTB, comandado atualmente por Jones Bósio, PSL e Patriota. 

Já o PSDB demonstra interesse em lançar algum nome na cidade para estadual. No entanto, o partidos esbarra no alinhamento dos representantes locais com o governo municipal. O PSDB tem, atualmente, dois cargos integrando o governo de Ari Vequi na Secretaria de Turismo e na Procuradoria Geral do Município. Na região, o grupo atua para reeleger a deputada Geovania de Sá, que tem base no Sul, e está sob coordenação do ex-senador Dalirio Beber.

O entrave está justamente na informação já tornada pública de que o governo deve apoiar duas candidaturas. Uma delas do ex-prefeito Jonas Paegle para deputado estadual, apesar de ele estar sem partido no momento. A outra seria do vereador Alessandro Simas, atualmente no União Brasil, para federal. Os dois devem formalizar a filiação algum partido até o final deste mês, quando encerra o período da janela partidária.

Outro partido que pode lançar candidatura é o PL. Com uma cadeira na Câmara Municipal, a legenda aguarda uma definição sobre o ingresso ou não do empresário Luciano Hang para concorrer a uma cadeira no Senado Federal. Com isso, o partido define se terá ou não candidatura para os outros cargos. 

Hang já anunciou nova data para falar publicamente e de forma oficial sobre o assunto. Será dia 18, às 10h.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Empresa que vendeu molho de tomate com rato é condenada

A 4ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina manteve condenação imposta a uma empresa de alimentos que vendeu um sachê de molho de tomate com um corpo estranho em seu interior. Segundo os autos, misturado ao molho, havia um rato em decomposição. Na hora do jantar, quando iria usar o produto, a consumidora viu o bicho. Seu marido e filho testemunharam o momento da descoberta e em seguida gravaram um vídeo do produto...
Continuar lendo...

PMSC inicia operação Narco Brasil

Com o intuito de combater o tráfico de drogas, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou nesta segunda-feira, 27, a operação Narco Brasil. A ação visa eliminar pontos de comercialização de entorpecentes, a desarticulação de atividades ilícitas e o cumprimento de mandados de busca e apreensão. A operação Narco Brasil é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), e está sendo realizada...
Continuar lendo...

Trio é preso depois de furtar motos em Brusque

Três pessoas foram parar na delegacia após uma tentativa de furto. Eles foram pegos pela Polícia Militar de Brusque, na noite desta sexta-feira (29), empurrando algumas motos no acostamento da rodovia. Segundo informações dos militares, por volta das 22h55, uma guarnição foi informada que estaria ocorrendo furto em um pátio de veículos, e de imediato realizou rondas pela região em busca dos suspeitos. A PM informou que a...
Continuar lendo...