A tão aguardada retomada do 24ª Jogos Comunitários se deu no sábado, 05, no Ginásio Municipal João Scheffer. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Valmir Zirke, a secretária de Esportes, Márcia Watanabe, os vereadores Alexandre Felipe Pereira e Ronaldo Kohler, os coordenadores dos bairros, Aymoré, Centro, Guabiruba-Sul, Lageado Alto, Lageado Baixo e São Pedro e a comunidade.
Com a mão direita levantada em ato de juramento, a atleta de futsal Jéssica Rothermel Bretzke:
“Em nome de todos os competidores, prometo participar deste XXIV Jogos Comunitários, respeitando e cumprindo com as normas que regem, me comprometendo com um esporte ético e com disciplina, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”.
Marcia Watanabe ressalta “Após 1 ano atípico conseguimos iniciar os jogos. São seis bairros participando e o primeiro final de semana já nos mostrou que as equipes vêm para buscar o título geral da competição com partidas acirradas no futsal e muita disputa no ciclismo para chegar ao 1° lugar”.
O prefeito Valmir Zirke ressalta a importância da retomada dos jogos: “Para nós é uma alegria poder trazer de volta os Jogos Comunitários. Foram dois anos com a pandemia e não tínhamos como fazer os jogos acontecerem. Temos que retomar nossa vida, com cuidado, com toda certeza, mas se percebe a vontade de todos os que estão aqui nesta noite querendo participar. Parabenizo a cada um que vai participar. Que nos 60 anos de Guabiruba, que vamos completar neste ano, nós possamos ter jogos comunitários como fizemos todos os outros, com muito respeito com os adversários”, destacou o prefeito.
A primeira modalidade a ser disputada foi o futsal feminino, com a seguinte classificação:
1° lugar: Centro
2° lugar: Lageado Baixo
3° lugar: Guabiruba Sul
4° lugar: São Pedro
No domingo foi disputado o ciclismo de velocidade, sendo classificados:
1° lugar: São Pedro
2° lugar: Lageado Baixo
3° lugar: Guabiruba Sul
4º lugar: Aymoré
Ao longo dos próximos meses, acontecem as disputas do futebol suíço, futsal masculino, voleibol, sinuca, ciclismo de resistência, vôlei de areia, futevôlei, tênis de mesa, bocha sexteto, futebol 7, mila, canastra, xadrez, dominó, handebol, basquete, atletismo, tiro espingarda de pressão e estilingue.
Mudança nas regras
Em função das incertezas da Pandemia de Covid-19 e os receios apresentados pelos bairros para a participação nos jogos, ficou definido entre a Secretaria de Esportes e os coordenadores, que o bairro inscrito em determinada modalidade que não comparecer, não sofrerá punição na pontuação geral.