(VÍDEO) "Hoje, se começa a pensar em mais flexibilizações

Vídeos

Secretário de Saúde de Brusque sobre queda nos casos de Covid-19

O secretário municipal de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, foi o entrevistado desta quinta-feira (3) do programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade. O assunto foi a queda nos casos de Covid-19 e os próximos passo de atuação da secretaria em Brusque.

De acordo com o secretário, os dados oriundos do acompanhamento feito pelos profissionais da saúde mostram eu a pandemia vai entrar em um processo de queda dos casos de forma significativa. Com isso, situações como liberação do uso de máscaras e redução os espaços de distanciamento social, por exemplo, tendem a se intensificar da parte das autoridades sanitárias.

Osvaldo disse que a Secretaria havia optado por fechar o Centro de Triagem no final de 2021 e começou uma grande procura devido aos casos de Covid-19. Com isso, a pasta realizou a abertura de novos locais, até em função dessa crescente demanda observada após as festas de fim de ano: eram mais de mil pacientes por dia em UBS e na Policlínica. O setor chegou a registrar dois mil atendimentos por dia, com cerca de 400 casos positivados diariamente.

“Tínhamos que ia baixar com o avanço da vacinação e da terceira dose. E foi isso que aconteceu. Hoje, os números estão bem baixos, estabilizados e se começa a pensar em mais flexibilizações”, destaca ele.

O movimento nos hospitais também caiu. Havia 28 leitos de UTI e apenas uma foi reaberta no hospital de Azambuja, com seis leitos. “A grande parte dos pacientes era oriunda de outras cidades, que também já haviam reduzido suas demandas”, pontuou ele.

Mortes em 2022 em decorrência da Covid-19

Osvaldo disse que dos casos de pessoas que perderam as vidas para a Covid-19 este ano, a maioria tinha problemas graves de saúde. Isso agravou a condição de resposta do organismo com a contaminação pelo vírus. Muitos não tinham ou as duas doses da vacina ou as três.

“Havia pessoas que tinham uma vacina. Outras que não tinham nenhuma e teve casos de pessoas que possuíam duas doses, mas não tinham feito dose de reforço. Nenhum dos casos estava com esquema vacinal completo, das três doses, com prazos definidos”, pontuou ele.

Ele também disse que as pessoas criaram uma expectativa de que a vacinação iria matar o vírus, o que nunca foi dito pelos especialistas, cientistas e profissionais de saúde. Com isso, muitas pessoas tomaram duas doses e não foram buscar a de reforço. Isso fica evidente nos dados sobre a vacinação, em que o número dos que tomou a de reforço é bem menor do que os que buscaram pela segunda dose.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(VÍDEO) Moradores registram luzes estranhas no céu

Circularam pelas mídias sociais e foram veiculadas em canais tradicionais de informação imagens do que seriam objetos voadores não identificados (OVNIs) na região de Itapema, litoral de Santa Catarina. Os vídeos foram feitos por moradores na última quinta-feira (21). O caso teria ocorrido no bairro Sertãozinho. Compartilhados, principalmente, em grupos de WhatsApp, eles mostram uma luz branca, com formato arredondado, parada sobre o...
Continuar lendo...

9ª edição do Festival Nacional da Cuca é aberto oficialmente

O tradicional doce sabor da culinária alemã vai marcar presença neste final de semana no Pavilhão da Fenarreco. A nona edição do Festival Nacional da Cuca começou, e na presença de autoridades e comunidade foi realizada a cerimônia oficial de abertura, na manhã deste sábado (9). Promovido pela Prefeitura de Brusque e o Núcleo de Panificadoras e Confeitarias da Associação Empresarial de Brusque,...
Continuar lendo...

Escola Paquetá receberá primeira unidade cívico-militar de Brusque

A primeira Escola cívico-militar de Brusque já tem local para ser instalada. Ela ficará localizada na Escola de Ensino Fundamental Paquetá, no bairro Paquetá.  De acordo com a secretária municipal de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, já estão sendo feitos os contatos para a montagem da equipe militar que atuará na unidade.  A escola é a maior em número de alunos da rede municipal....
Continuar lendo...