Vereador propõe à Prefeitura projeto para evitar invasões

Na sessão desta terça-feira (15) da Câmara Municipal de Brusque, o vereador Jean Pirola (Progressista) sugeriu que a Prefeitura doe alguns espaços que sobram na área industrial do bairro Limeira Baixa para empresas que já conseguiram autorização para lá estar. Com isso, evita-se que estes espaços sejam invadidos e se perca o objeto daquela região, que é de fomentar a instalação de empreendimentos. 
 
A fala do progressista se deu durante a votação do último projeto de lei que autoriza a doação de terrenos para empresas naquele bairro, o de número 123/2021. A proposta é a última de um pacote de seis enviado ao Legislativo ainda em 2021 pela Prefeitura.
 
"Solicitamos que se reveja essa áreas que estão encravadas e que a Prefeitura possa enviar um projeto de lei para que as empresas que lá estão estabelecidas possam utilizar também como sendo áreas suas, para a construção de glapões e geração de empregos. Isso para que nao virem área invadida", disse ele.
 
O vereador citou casos de pessoas que invadiram terrenos naquela área e que, atualmente, tornam dificil a recuperação dos imóveis pelo poder público.
 
"Tem uma empresa que faz placas solares. Aos fundos, tem uma área que já está invadida, já tem um morador lá que entrou pelos fundos da empresa, fez uma picada no meio do mato, já conseguiu uma ligação de energia e até internet já tem lá. A Prefeitura agora vai ter que fazer um processo para returar esse morador e é uma área inutilzada, que não tem acesso", frisou ele.
 
A sugestão do vereador é que o poder público permita que os espaços existentes sejam destinados às empresas para que haja investimentos para desenvolver a região. A legislação precisa ser alterada para isso.
 
"Se não houver uma modificação na lei, quem já foi beneficado não pode ser beneficado novamente. Daqui a pouco alguém vai lá, faz uma casinha. Aí vem outra, acabando por virar um aglomerado", destacou.
 
Projeto que doa terreno é aprovado
 
O projeto de lei 123/2021, que autoriza a doação de terreno à empresa, recebeu aval de toidos os parlamentares. Ele destina área de sete mil metros quadrados à empresa CDM Máquinas e Equipamentos.
 
Para o vereador Jean Pirola (Progressista), presidente da Comissão de Serviços Públicos, a doação do imóvel permitirá a abertura de postos de trabalho e auxiliará no desenvolvimento da região, onde está situada a área industrial, no bairro Limeira Alta.
 
"Tivemos no ano passado a discussão, quando desceram seis projetos. quatro foram discutidos e aprovados em uma sessão. Um solicitamos que fosse separado dos demais e este era o último, porq ue faltavam alguns documentos. A empresa conseguiu todos os dados necessários e está aqui para nossa apreciação", pontuou ele.
Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Templos religiosos podem ficar isentos de IPTU em SC

Em tramitação na Assembleia Legislativa a primeira proposta de alteração da Constituição Estadual elaborada neste ano. Trata-se da PEC 1/2022, que tem por objetivo isentar do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) templos religiosos que funcionam em imóveis alugados. A matéria é assinada por 15 deputados, de vários partidos, tendo como primeiro subscritor Jair Miotto (PSC). Ela acrescenta um...
Continuar lendo...

Estado autoriza mais de R$ 160 milhões para 22 municípios

O Governo do Estado autorizou o repasse de mais R$ 160,6 milhões para 46 projetos aprovados do Plano 1000. São obras de drenagens, pavimentações, reformas, reurbanizações e demais projetos de infraestrutura que beneficiarão, nesta etapa, 22 cidades no estado. “Nosso compromisso com o Plano 1000 é atender os 295 municípios. Estamos tirando os projetos da gaveta, tornando realidade obras que eram aguardadas há anos...
Continuar lendo...

Sub-20 do Carlos Renaux enfrenta o Avaí em busca de vaga na semifinal

O Sub-20 do Carlos Renaux, enfrenta o Avaí nesta sexta-feira (24), às 15h, no CFA João Nilson Zunino, em Florianópolis, pela segunda partida das quartas de final da Copa Santa Catarina, na partida de ida em Brusque, o time da capital levou a melhor e venceu pelo placar de 2 a 1. Para esse jogo, o técnico Tiago Hugue, vai poder contar com alguns jogadores que estão treinando no time profissional, e podem reforçar o elenco do Sub-20, o zagueiro...
Continuar lendo...