Senado aprova medida provisória que beneficia pacientes de câncer

O Senado aprovou hoje (9) a Medida Provisória (MP) que obriga planos de saúde a cobrirem tratamento oral contra o câncer. A MP já havia passado pela Câmara e perderia a validade amanhã (10), se não tivesse sido votada. Agora, segue para a Câmara para uma reanálise. Isso ocorre porque os senadores alteraram trechos do texto.

A MP 1.067/2021 incorpora às coberturas obrigatórias de planos a oferta de tratamentos antineoplásicos domiciliares de uso oral, incluindo medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento. Ela foi editada pelo governo em resposta a um projeto de lei do Senado com o mesmo tema. A manutenção do veto presidencial ao projeto ontem, na sessão do Congresso, teve, inclusive, como argumento a existência dessa MP.

O texto da MP aprovado pelo Senado diz que a cobertura do tratamento é obrigatória caso as medicações já tenham aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) terá 120 dias para inclui-lo no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. É possível ainda uma prorrogação por mais 60 dias. Os processos referentes a tratamentos orais de câncer deverão ser priorizados pela ANS.

Para os demais tratamentos, o prazo é de 180 dias, prorrogável por mais 90. Em todos os casos, se a ANS não se manifestar dentro do prazo, o tratamento será automaticamente incluído no Rol de Procedimentos até a decisão definitiva.

De acordo com a MP, os medicamentos orais contra o câncer devem ser fornecidos ao paciente ou a seu representante legal em dez dias após a prescrição médica. O provimento poderá ser fracionado por ciclo de tratamento. Será obrigatório comprovar que o paciente ou seu representante legal recebeu as devidas orientações sobre o uso, a conservação e o eventual descarte do medicamento.

A Câmara precisa aprovar a MP até amanhã (10). Caso isso não ocorra, ela perderá a validade.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(Vídeo) Suspeito de ter atropelado policial catarinense é detido neste sábado

O homem considerado suspeito de ter sido o motorista do carro que atropelou e matou o policial militar rodoviário Alexandre Maciel  foi detido, neste sábado (7). Ele foi capturado no bairro Velha, em Blumenau. Maciel, de 40 anos, foi atingido enquanto trabalhava, em Massaranduba, no último dia 24. Ele deu uma ordem de parada para o condutor, durante o atendimento de uma ocorrência de trânsito. O motorista, que estava em fuga de outras viaturas não...
Continuar lendo...

"Nós sabíamos que seria um jogo difícil" avalia Waguinho Dias

O Brusque entrou em campo na noite desta quinta-feira (24), para enfrentar o Próspera, e venceu por 1 a 0 no estádio Augusto Bauer, assumindo a liderança do Campeonato Catarinense. Ao final da partida o técnico, Waguinho, avaliou o desempenho da sua equipe. "Nós sabíamos que seria um jogo difícil, e que a marcação seria todos atrás da bola e do meio-campo. Quando o jogo é dessa maneira...
Continuar lendo...

Casas são demolidas para início das obras do trevo da BR 101

A Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, iniciou nesta quinta-feira (28), a demolição de seis das últimas oito casas localizadas no entorno do trevo da BR-101 com a rodovia Antonio Heil. Com a retirada das moradias, o Governo do Estado poderá dar início às obras no trevo. A construção das alças do novo trevo vão eliminar os congestionamentos das duas...
Continuar lendo...