Fiação solta se torna perigo nas ruas de Brusque

O problema de fios soltos e que já causaram até acidentes, alguns deles com certa gravidade nas ruas de Brusque, foi tema de entrevista nesta quarta-feira (26) na Rádio Cidade. Durante o programa Rádio Revista Cidade, o diretor geral do Procon, Volnei Montibeller, falou a respeito do assunto, que tem se tornado problema em diversos pontos.

Segundo Volnei, a responsabilidade pela fiscalização sobre como está a instalação de fios é do próprio Procon e do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan). No entanto, a falta de pessoal para atender a demanda tem sido outro problema a ambos os órgãos.

“Eu tiro um dia da semana para sair com o veículo do Procon e fazer essa fiscalização. Todos os locais que identificamos (fios soltos ou arrebentados), bato a foto, mando a localização via WhatsApp para as empresas e eles têm até 48 horas para resolver”, explicou ele.

De acordo com o diretor do Procon, são várias empresas que exploram os espaços em postes pelas ruas da cidade com fios ou cabos. Cadastradas junto à Prefeitura, atuando de forma legal, são 30. Elas se dividem entre os setores de telefonia, internet e fornecimento de energia elétrica.

O caso de fios soltos ou arrebentados tem tirado o sossego do órgão. Somente em 2021, segundo Montibeller, o Procon resolveu 1,2 mil casos deste tipo, contactando as empresas proprietárias sobre problemas desta natureza.

A identificação de qual empresa é responsável ou proprietária do fio é possível. Isso porque há uma placa ou numeração em cada unidade que relaciona o ítem com a  referida dona dele.

Outra informação trazida por ele durante a entrevista é de que a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) é responsável por locar os espaços nos postes para as demais empresas instalarem a fiação. Cabe a ela, Celesc, fiscalizar se os itens estão dentro do correto e não prejudicando o cidadão. Na prática, no entanto, a empresa não faz e o Procon acaba assumindo esse papel também.

Fios soltos causam acidentes

Várias ocorrências de acidentes envolvendo fiação solta já foram registradas pelas ruas de Brusque. Em alguns deles, quase que as vítimas, muitas vezes motociclistas ou ciclistas, perderam as vidas.

Um deles aconteceu em março do ano passado. Um jovem trafegava de moto pela Avenida Getúlio Vargas, no Centro, quando caiu após ter o pescoço atingido por um fio atravessado na via. Instantes antes, um caminhão passara no local e arrebentara o mesmo. O jovem foi atendido, mas quase um ano depois ainda tem as marcas de corte no pescoço.

Outra situação ocorreu também em 2021. Desta vez, foi na Rua Maximiliano Furbringer, bairro Souza Cruz. Um jovem andava de bicicleta próximo da Cancha do Venzon, no bairro Souza Cruz. Assim como no outro acidente, um caminhão havia derrubado a fiação e causou o acidente com o adolescente.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(Vídeo) Deputado federal Daniel Silveira participa de evento do Instituto Conservador de Brusque

No primeiro evento do ano organizado pelo Instituto Conservador de Brusque, neste sábado (12), o deputado federal Daniel Silveira foi o convidado. Ele falou para pouco mais de 50 pessoas de cidades como Brusque, Guabiruba, Itajaí, Joinville, Florianópolis e Balneário Camboriú. O encontro tinha “liberdade” como tema central, mas também serviu como um momento de interação sobre política em geral, relação...
Continuar lendo...

Homem com mandado de prisão ativo é preso no Bateas

A Polícia Militar de Brusque realizava rondas pelo bairro Bateas, em Brusque, na tarde deste domingo (10), por volta das 15h30, quando abordou um homem em atitude suspeita. Segundo os militares, foi realizada a consulta no sistema, a qual verificou que o homem de 41 anos, tinha um mandado de prisão ativo pelo crime de roubo. Diante da situação o homem foi detido e conduzido à Unidade Prisional Avançada de Brusque.
Continuar lendo...

Cartórios eleitorais terão plantão neste sábado

A Justiça Eleitoral catarinense realiza no neste sábado (30), um plantão das 9h às 15h para atendimento presencial nos cartórios eleitorais e nas centrais de atendimento aos eleitores. O Disque-Eleitor no 0800 647 3888, também irá funcionar no mesmo período. O plantão é uma oportunidade para aqueles que não conseguiram fazer o título de eleitor, transferir o local de votação ou regularizar a...
Continuar lendo...