Brusque abre mais três unidades de saúde para atender sintomáticos respiratórios

O trabalho de enfrentamento e combate à Covid-19 e síndromes gripais segue intenso em Brusque. Diariamente, a realidade da cidade e da região é analisada e a partir do quadro verificado, medidas são adotadas. A mais recente foi decidida nesta quarta-feira (19). E começa a vigorar a partir de sexta-feira (21), quando as Unidades Básicas de Saúde da Limeira Baixa, Steffen e Azambuja passam a atender exclusivamente a pacientes sintomáticos respiratórios. 

Nos locais, passam a ser ofertados atendimento médico, dispensação de medicação, testagem e atestados, quando forem necessários. Usuários do SUS com outras demandas, a exemplo de gestantes e puérperas, pessoas em tratamento contínuo e outras doenças, que não sejam respiratórias, devem se dirigir às demais unidades de saúde da rede no município.

Novo protocolo de testagem

O secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Souza, acrescenta que, em virtude da grande demanda de atendimentos a sintomáticos respiratórios, a testagem também passa a ser realizada mediante a adoção de critérios que alteram o protocolo, seguindo recomendação da Comissão Intergestores Regional (CIR) e do Governo do Estado. Pela normativa de orientação, “os médicos estão autorizados a testar as pessoas que apresentarem sintomas mais importantes ou que indiquem maior risco de possível internação em hospital”, explica. 

Nos outros casos, segundo o secretário, será realizado o que tecnicamente se chama de ‘diagnóstico presuntivo’. “A gente vai afastar, tomar as medidas necessárias e tratar como se estivessem positivos, no caso de terem sintomas”, argumenta. E reforça a informação. “Os testes serão feitos em todos os postos de saúde onde estão sendo disponibilizados, apenas, com critérios mais rígidos, em função da grande demanda”. 

Prevenção

Ainda conforme Osvaldo Quirino de Souza, a medida é preventiva e segue a Deliberação 01/2022 do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CIR), pois no futuro, pode ocorrer dificuldade de aquisição de testes, não apenas na cidade, mas em todo o país.  

Apesar disso, o titular da Secretaria de Saúde considera que a situação está pacificada e tranquila. Ele confirma que o movimento de procura pelas consultas é grande nos hospitais, na Policlínica e na Unidade Móvel de atendimento, que atualmente já recebem os 
sintomáticos respiratórios. “Mas, felizmente, não temos nenhum caso grave, não temos, neste momento, nenhum paciente necessitando de UTI e também, neste surto, não temos nenhum óbito”, pondera. 

“Estamos em uma nova pandemia, diferente, em que o vírus se alastra com mais facilidade mas, ele é menos agressivo do que na primeira fase”, analisa Osvaldo Quirino, ao pedir novamente a colaboração de toda a comunidade para a manutenção dos cuidados preventivos: usar máscara e álcool gel, manter o distanciamento social tanto em casa quanto no trabalho e evitar aglomerações.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Morre Armando Archer, ex-sócio da rede de supermercados

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (31), às 4h50, aos 81 anos de idade, Armando Archer, empresário e ex-sócio da rede de supermercados Archer, de Brusque. Ele estava internado no Hospital de Azambuja. Armando, juntamente com os irmãos, principalmente Luiz Archer e Gentil Batistti Archer, deu sequência ao empreendimento fundado em 1936 por João Joaquim Batistti Archer (seu pai) e Euclides Silva o comércio de secos e molhados Archer e...
Continuar lendo...

CDL Brusque divulga vencedor do sorteio de Dia das Mães

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque) realizou no início da tarde do último sábado (28), o sorteio de uma moto Honda Biz 125 na Promoção Comprar Aqui Dá Sorte de Dia das Mães.  O evento foi realizado na Praça Barão de Schneeburg, atraiu a curiosidade dos consumidores que passavam pelo Centro e estavam ansiosos para conhecer o premiado. E o primeiro sorteio da Promoção Comprar Aqui...
Continuar lendo...

Defesa Civil alerta para chuva persistente e volumosa a partir de quarta-feira (1º)

A Defesa Civil de Brusque alerta para a previsão de chuva persistente e voluma entre quarta e quinta-feira (1º e 2 de junho). Os modelos meteorológicos indicam acumulados de precipitação entre 50 a 100 mm. Em Brusque, a previsão é que o acumulado chegue a 75 mm. Isso se deve à formação de sistemas de baixa pressão combinada ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, que mantém o tempo instável com chuva persistente em toda Santa Catarina. Em alguns momentos a chuva...
Continuar lendo...