“Estou fazendo as coisas baseado na ciência, em estatísticas”

Foi com essas palavras que o secretário municipal de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, voltou a reforçar as razões para a não reabertura do Centro de Triagem neste momento. A fala se deu durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, na manhã desta quinta-feira (13).

Ele disse compreender os apelos feitos por muitas pessoas, inclusive entidades organizadas, mas que há um plano em execução e ele não pode ser modificado de uma hora para outra. Até porque, a explosão de casos de gripe já era prevista quando da elaboração desse planejamento para o começo do ano.

CLIQUE AQUI E VEJA A ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

Quirino usou uma metáfora para exemplificar a mensagem. Citou o caso de um passageiro que entra em um avião, olha o piloto e enxerga nele alguém preparado para conduzi-lo na viagem. Na aeronave, estão 200 pessoas. No entanto, na primeira turbulência, começam a pipocar opiniões sobre o que fazer.

“Um grupo lá de trás diz que acha que tem que voltar. Outro da frente fala que tem que ir mais alto. Outro fala que tem que baixar. Outro fala que tem que virar para a direita. E vão todos bater na cabine do piloto. O que ele vai fazer? Abrir a cabine? Não. Ele tem um plano de voo. Ele sabe o que está fazendo”, destacou o secretário.

A quantidade de casos de Covid-19 e de pessoas com sintomas gripais está sob controle, afirmou. A prova é o número de internações hospitalares registradas. O último boletim da Secretaria de Saúde aponta que não há nenhuma em UTI nos hospitais da cidade, enquanto que outras cinco estão nas alas de enfermaria.

Para amenizar a situação de grande procura nos hospitais e Unidades Básicas, a Secretaria de Saúde iniciou pontos de atendimentos no Centro para orientação e consultas de pessoas com sintomas.

Uma tenda será instalada nesta quinta-feira (13) em frente ao Terminal Urbano. Nela, uma equipe composta por profissionais vai receber as pessoas que tiverem dúvidas ou precisarem de algum atendimento. Dependendo da situação, serão encaminhadas para a Policlínica ou ao outro local que possuirá médico. Trata-se de um ônibus itinerante, que estará na Praça Barão de Schneéburg. Nele haverá médico, enfermeiros, e técnicos. Além de consultar os sintomas, testes Covid-19 serão feitos se houver necessidade a partir da avaliação do profissional.

O secretário critica o que considera trabalho de desinformação que cria caos e faz com que as pessoas saiam desesperadas atrás de atendimento. Algo que não ocorre só em Brusque, mas em nível nacional e até internacional.

“Não há motivos para pânico. Houve muita noticia falsa. Estamos vivendo uma guerra e numa guerra a primeira a tombar é a verdade. Na guerra também vemos as fragilidades. Nosso corpo é resistente, mas quando baixa essa resistência vem os oportunistas, gênios parasitas tentando tomar conta, disseminando noticias falas, querendo gerar pânico”, frisou ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Hospital registra mais de 3 mil atendimentos em 20 dias

A procura pelo pronto atendimento no final de 2021 e começo de 2022 foi grande no Hospital de Dom Joaquim. De acordo com números da direção, foram mais de três mil entre 20 de dezembro e 9 de janeiro. Os dados foram apresentados durante entrevista do padre Valdir Prim, diretor do hospital, e da enfermeira Vera Lucia Civinski ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, desta quarta-feira (12). O total de atendimentos nesse período...
Continuar lendo...

Boletim Coronavírus de Guabiruba indica 44 novos casos da doeça

Dezoito homens e 26 mulheres tiveram os testes para covid-19 positivados, segundo o relatório do Boletim Coronavírus, de Guabiruba, desta quinta-feira (14). A cidade soma 4510 casos  e 167 deles são considerados ativos. O número de óbitos no período é de 49 pessoas.  Além das 44 confirmações, outras 17 suspeitas foram identificadas pelo Centro de Triagem e aguardam o resultado de exames. Até o momento...
Continuar lendo...

Brusque treina visando o primeiro amistoso do ano

O Brusque segue se preparando para o Campeonato Catarinense, visando um melhor condicionamento físico a equipe realizou dois treinos nesta quarta-feira (12). No período da manhã o elenco realizou atividade na academia com objetivo do de realizar um fortalecimento e adaptação de força. Já na parte da tarde, o técnico Waguinho Dias comandou um treino técnico e tático, no CT Rolf Erbe, visando o jogo-treino contra o...
Continuar lendo...