“Estou fazendo as coisas baseado na ciência, em estatísticas”

Foi com essas palavras que o secretário municipal de Saúde de Brusque, Osvaldo Quirino de Souza, voltou a reforçar as razões para a não reabertura do Centro de Triagem neste momento. A fala se deu durante entrevista ao programa Rádio Revista Cidade, da Rádio Cidade, na manhã desta quinta-feira (13).

Ele disse compreender os apelos feitos por muitas pessoas, inclusive entidades organizadas, mas que há um plano em execução e ele não pode ser modificado de uma hora para outra. Até porque, a explosão de casos de gripe já era prevista quando da elaboração desse planejamento para o começo do ano.

CLIQUE AQUI E VEJA A ATUALIZAÇÃO DOS CASOS

Quirino usou uma metáfora para exemplificar a mensagem. Citou o caso de um passageiro que entra em um avião, olha o piloto e enxerga nele alguém preparado para conduzi-lo na viagem. Na aeronave, estão 200 pessoas. No entanto, na primeira turbulência, começam a pipocar opiniões sobre o que fazer.

“Um grupo lá de trás diz que acha que tem que voltar. Outro da frente fala que tem que ir mais alto. Outro fala que tem que baixar. Outro fala que tem que virar para a direita. E vão todos bater na cabine do piloto. O que ele vai fazer? Abrir a cabine? Não. Ele tem um plano de voo. Ele sabe o que está fazendo”, destacou o secretário.

A quantidade de casos de Covid-19 e de pessoas com sintomas gripais está sob controle, afirmou. A prova é o número de internações hospitalares registradas. O último boletim da Secretaria de Saúde aponta que não há nenhuma em UTI nos hospitais da cidade, enquanto que outras cinco estão nas alas de enfermaria.

Para amenizar a situação de grande procura nos hospitais e Unidades Básicas, a Secretaria de Saúde iniciou pontos de atendimentos no Centro para orientação e consultas de pessoas com sintomas.

Uma tenda será instalada nesta quinta-feira (13) em frente ao Terminal Urbano. Nela, uma equipe composta por profissionais vai receber as pessoas que tiverem dúvidas ou precisarem de algum atendimento. Dependendo da situação, serão encaminhadas para a Policlínica ou ao outro local que possuirá médico. Trata-se de um ônibus itinerante, que estará na Praça Barão de Schneéburg. Nele haverá médico, enfermeiros, e técnicos. Além de consultar os sintomas, testes Covid-19 serão feitos se houver necessidade a partir da avaliação do profissional.

O secretário critica o que considera trabalho de desinformação que cria caos e faz com que as pessoas saiam desesperadas atrás de atendimento. Algo que não ocorre só em Brusque, mas em nível nacional e até internacional.

“Não há motivos para pânico. Houve muita noticia falsa. Estamos vivendo uma guerra e numa guerra a primeira a tombar é a verdade. Na guerra também vemos as fragilidades. Nosso corpo é resistente, mas quando baixa essa resistência vem os oportunistas, gênios parasitas tentando tomar conta, disseminando noticias falas, querendo gerar pânico”, frisou ele.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

(Vídeo) Brusque apresenta novo integrante da comissão técnica e deve manter time contra o Camboriú

Antes da partida contra o Camboriú, nesta quinta-feira (27), o treinador Waguinho Dias concedeu entrevista coletiva, no Estádio Augusto Bauer. A tendência, segundo o comandante, é que o time repita o time que empatou com o Concórdia, na primeira rodada do Catarinense 2022. Waguinho projeta que a equipe deve melhorar no decorrer da competição e destaca o trabalho de recuperação e aprimoramento feito com o grupo. O treinador...
Continuar lendo...

(Vídeo) Integrantes do Grupia entregam minuta de projeto voltado para educação

Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) entregaram, na terça-feira (11) uma minuta para um projeto de lei sobre serviços públicos quanto à dignidade de crianças, adolescentes e pessoas em desenvolvimento. Eles foram recebidos pelo prefeito em exercício, Gilmar Doerner.  Segundo o presidente do Grupia, Paulo Vendelino Kons, o tema já havia sido discutido em audiência pública com o tema...
Continuar lendo...

Homem é esfaqueado em partida de futebol no bairro Águas Claras

Na tarde deste sábado (19), por volta das 16h20, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência onde uma pessoa havia sido esfaqueada em um campo de futebol na rua Santa Cruz, bairro Águas Claras, em Brusque. No local os militares encontraram a vítima um homem de 25 anos, que foi encaminhado em estado grave ao Hospital Azambuja, após levar varias facadas nas pernas, braços e cabeça. A Polícia Militar esteve no local e...
Continuar lendo...