O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção e Mobiliário de Brusque e região (SINTRICOMB), e da Nova Central Sindical de Trabalhadores de Santa Catarina (NCSTSC), Izaias Otaviano, participou de uma reunião entre representantes da classe empresarial e dos trabalhadores que definiu os novos valores do salário mínimo regional de Santa Catarina.
O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12, na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), coordenada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Participaram membros da Fiesc, de federações de trabalhadores e de centrais sindicais.
A negociação entre as duas partes começou em dezembro. De lá para cá, foram apenas duas reuniões até haver acordo. Ficou definido que as quatro faixas salariais receberão reajuste de 10,50%, referente ao percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), dos últimos 12 meses.
“Foi uma reunião muito produtiva, tendo em vista que foi a segunda que tivemos para tratar desse tema, que é o piso estadual, e conseguimos chegar a um índice que agradou aos dois lados”, destaca Otaviano.
Confira a lista com os novos valores e as faixas
Agora, um projeto de lei será enviado pelo governo do estado à Assembleia Legislativa (Alesc) para votação. Se aprovado, volta para a sanção do governador. Desde que foi criado, em 2011, no governo Luiz Henrique da Silveira, o projeto sempre acabou aprovado na Alesc e sancionado pelos governadores.
O reajuste vale já para os pagamentos de janeiro, a serem recebidos pelos trabalhadores em fevereiro.