(ÁUDIO) Secretário de Saúde afirma que momento não exige reabertura de Centro de Triagem

O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios não deve ser reaberto com o atual contexto de casos de Brusque. A posição foi comunicada durante entrevista coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (11). 

A demanda havia sido reivindicada por entidades locais devido ao aumento de casos de síndrome respiratória e de covid-19, mas foi descartada, no momento, pelo secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Sousa. Para remontar a estrutura, afirma, seria necessário um grande aumento de casos ou uma mudança no perfil de gravidade registrado na cidade.  

Segundo Quirino, a logística envolvida para montar e manter o Centro de Triagem exige cautela no momento de adotá-la. “Neste momento a gente acha que a reabertura do centro de triagem não é necessária”, afirmou.

Na avaliação dele,  a cidade apenas descentralizou os serviços que vinham sendo prestados na estrutura, aproveitando os serviços prestados nos postos de saúde e nos Hospitais Azambuja e Dom Joaquim. Ele classificou a situação como preocupante, mas tranquilizou afirmando que a está longe do colapso. 

O secretário também descartou que a cidade tenha passado por falta de médicos recentemente nas unidades e afirmou ser necessário que se evite o pânico quanto ao cenário. “Não procede a informação que a população está sem atendimento”, descreveu

 

Surto de doenças respiratórias

Durante a coletiva, o secretário reconheceu o momento de exceção por conta dos casos de síndromes respiratórias registrados. O encontro também serviu para o anúncio da instalação de um ônibus e duas tendas com profissionais da Saúde na praça Barão de Schneeburg. No local, a partir de quinta-feira (13),  serão feitos testes, avaliações e encaminhamentos médicos.

Quirino criticou a disseminação de informações falsas envolvendo o combate às doenças e reforçou a atuação da equipe no dia a dia da Saúde. "A ciência sempre vai balizar a nossa conduta".

Na avaliação do médico infectologista, Ricardo Freitas, o aumento da demanda dos sistema de saúde se deve ao avanço de uma variante de gripe, que deve ter vacina disponível somente em março. Ele atribui o surto ao contágio generalizado durante o período de fim de ano. 

Segundo Freitas, o cenário deve se manter por cerca de duas a três semanas, até que a circulação de pessoas reduza. Um dos pontos positivos destacados por ele, com relação ao momento quanto ao número de internações baixo. "Quando a gente baliza o enfrentamento a uma pandemia, queremos evitar a letalidade", descreve.

Para o prefeito em exercício,Gilmar Doerner, do estoque de 11 mil testes disponíveis em Brusque, as equipes da saúde têm conduzido os trabalhos com responsabilidade e sensibilidade. Quanto ao Centro de triagem, ele destacou ser uma decisão que depende do momento do enfrentamento às doenças. “Não estamos descartando, dependendo da necessidade, vamos reabrir”.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Com todos casos resolvidos, Brusque teve índice de 4,34 homicídios para cada 100 mil habitantes

A Divisão de Investigação Criminal de Brusque divulgou, nesta segunda (10),  uma análise sobre as mortes violentas ocorridas em Brusque ao longo do ano de 2021. Foram oito no total e seis delas classificadas como homicídio, segundo a Polícia Civil.  O levantamento não contempla as mortes relacionadas a acidentes de trânsito. Todos os casos de homicídio registrados na cidade foram esclarecidos e a cidade fechou o ano com...
Continuar lendo...

(Vídeo) Integrantes do Grupia entregam minuta de projeto voltado para educação

Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) entregaram, na terça-feira (11) uma minuta para um projeto de lei sobre serviços públicos quanto à dignidade de crianças, adolescentes e pessoas em desenvolvimento. Eles foram recebidos pelo prefeito em exercício, Gilmar Doerner.  Segundo o presidente do Grupia, Paulo Vendelino Kons, o tema já havia sido discutido em audiência pública com o tema...
Continuar lendo...

Unidade Móvel de atendimento ao Covid, estará disponível na Praça Barão Schneeburg

A Secretaria de Saúde informa, que a partir de quinta-feira (13), disponibilizará mais uma opção de atendimento para a população com sintomas de Covid-19 e síndrome gripal. Uma Unidade Móvel estará na Praça Barão de Schneeburg, a partir das 13h.  No local, uma equipe composta por um médico, enfermeiro e farmacêutico, irão ofertar consultas e testagens para a população. A partir...
Continuar lendo...