Os trabalhadores com direito ao abono salarial do PIS e do Pasep já podem conferir quando o dinheiro estará disponível em suas contas. É que o governo federal, através do Ministério do Trabalho, divulgou o calendário com as datas. O documento foi aprovado na última sexta-feira (7) pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Condefat).
CLIQUE AQUI E VEJA QUAL SUA DATA PARA RECEBER
Tem DIREITO AO valor quem trabalhou, pelo menos, 30 dias com carteira assinada em 2020, e recebeu até R$ 2.200 por mês nesse período. Também é preciso estar inscrito no respectivo programa há, no mínimo, cinco anos. Essa informação quem repassa ao governo é a empresa em que a pessoa trabalha, através da Relação Anual de Informações (RAIS).
PIS é Programa de Integração Social e é pago a quem trabalha na iniciativa privada. Já o Pasep é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, destinado a quem atua no serviço público.
O valor pago é proporcional ao período trabalhado no ano anterior. Se foram os 12 meses completos, a pessoa recebe o equivalente a um salário mínimo, no caso este ano de R$ 1.212. Se trabalhou menos, a conta é feita em cima da média dos meses em que esteve de carteira assinada.