Deputados aprovam PEC que transforma o IGP na Polícia Científica SC

Foi aprovada na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2021 – de autoria do Governo do Estado – alterando a nomenclatura e identidade visual do Instituto Geral de Perícias, que agora passa a se chamar Polícia Científica de Santa Catarina. A iniciativa do Poder Executivo atende à Resolução 1/2020 do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), que estabelece a padronização das perícias oficiais no país.

Depois de passar de forma unânime pelas Comissões de Constituição e Justiça; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública; a PEC encaminhada à Alesc no dia 26 de outubro, a pedido do governador Carlos Moisés, também foi aprovada em plenário por unanimidade em dois turnos. O perito-geral Giovani Eduardo Adriano destaca que a mudança não gera novas despesas ao Estado, não provoca alterações na estrutura organizacional da instituição e nem nos serviços prestados à sociedade catarinense.

“Além de uma antiga reivindicação da categoria, a padronização nacional fortalece a imagem e a representatividade das perícias frente à população e demais órgãos de Segurança Pública, assim como traz benefícios em termos de gestão, como a redução de custos a partir de aquisições conjuntas envolvendo todas as polícias científicas”, explica.

No entanto, segundo Adriano ninguém definiu tão bem o que de fato representa essa conquista como fez o governador Carlos Moisés no dia em que anunciou o encaminhamento do projeto à Alesc. Ao gravar um vídeo no qual reconhecia a legitimidade do pleito e enaltecia a importância do trabalho pericial, o chefe do Executivo disse que a PEC da Polícia Científica “seria a cereja do bolo”.

Isso porque a consolidação da Polícia Científica vem coroar uma sequência de conquistas inéditas da Perícia Oficial que teve início no final de 2019, com a criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial (Fumpof). De lá pra cá a instituição conquistou sua autonomia financeira/orçamentária/patrimonial e investiu em modernização, estrutura, novas tecnologias, capacitação e pessoal. Renovou a frota de veículos, trocou todos os computadores das suas 31 unidades e lançou o primeiro documento de identidade do Brasil com numeração única para RG e CPF, um projeto que se discutia há 30 anos sem sucesso.

Com a aprovação dos deputados, o texto agora segue para a promulgação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro de Nadal.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Polícia alerta para golpe praticado em comércio

A Polícia Militar de Brusque emitiu um alerta para um golpe por telefone que vem se popularizando contra o comércio. Nele, criminosos ligam para o estabelecimento e anunciam um suposto assalto, pedindo para separar o dinheiro em sacolas e que entraram armados no local para buscar o valor. Após comunicar a vítima, eles passam a exigir uma tranferência por PIX.  Segundo a PM, farmácias e supermercados são os mais propensos à...
Continuar lendo...

Colisão entre duas motos deixa motociclistas feridos no bairro São Pedro

Na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 16h17, o Corpo de Bombeiros de Brusque foi acionado para atender uma ocorrência de acidente envolvendo colisão entre motos na rua Daniel Imhof, bairro São Pedro, em Brusque. Segundo informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros, o fato foi entre uma Honda/CB com placa de Navegantes conduzida por um motociclista de 39 anos, e uma Honda/Biz, com placa de Brusque, que era conduzida por um motociclista de 23...
Continuar lendo...

Boletim Coronavírus de Guabiruba indica 44 novos casos da doeça

Dezoito homens e 26 mulheres tiveram os testes para covid-19 positivados, segundo o relatório do Boletim Coronavírus, de Guabiruba, desta quinta-feira (14). A cidade soma 4510 casos  e 167 deles são considerados ativos. O número de óbitos no período é de 49 pessoas.  Além das 44 confirmações, outras 17 suspeitas foram identificadas pelo Centro de Triagem e aguardam o resultado de exames. Até o momento...
Continuar lendo...