Deputados aprovam PEC que transforma o IGP na Polícia Científica SC

Foi aprovada na Assembleia Legislativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2021 – de autoria do Governo do Estado – alterando a nomenclatura e identidade visual do Instituto Geral de Perícias, que agora passa a se chamar Polícia Científica de Santa Catarina. A iniciativa do Poder Executivo atende à Resolução 1/2020 do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), que estabelece a padronização das perícias oficiais no país.

Depois de passar de forma unânime pelas Comissões de Constituição e Justiça; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública; a PEC encaminhada à Alesc no dia 26 de outubro, a pedido do governador Carlos Moisés, também foi aprovada em plenário por unanimidade em dois turnos. O perito-geral Giovani Eduardo Adriano destaca que a mudança não gera novas despesas ao Estado, não provoca alterações na estrutura organizacional da instituição e nem nos serviços prestados à sociedade catarinense.

“Além de uma antiga reivindicação da categoria, a padronização nacional fortalece a imagem e a representatividade das perícias frente à população e demais órgãos de Segurança Pública, assim como traz benefícios em termos de gestão, como a redução de custos a partir de aquisições conjuntas envolvendo todas as polícias científicas”, explica.

No entanto, segundo Adriano ninguém definiu tão bem o que de fato representa essa conquista como fez o governador Carlos Moisés no dia em que anunciou o encaminhamento do projeto à Alesc. Ao gravar um vídeo no qual reconhecia a legitimidade do pleito e enaltecia a importância do trabalho pericial, o chefe do Executivo disse que a PEC da Polícia Científica “seria a cereja do bolo”.

Isso porque a consolidação da Polícia Científica vem coroar uma sequência de conquistas inéditas da Perícia Oficial que teve início no final de 2019, com a criação do Fundo de Melhoria da Perícia Oficial (Fumpof). De lá pra cá a instituição conquistou sua autonomia financeira/orçamentária/patrimonial e investiu em modernização, estrutura, novas tecnologias, capacitação e pessoal. Renovou a frota de veículos, trocou todos os computadores das suas 31 unidades e lançou o primeiro documento de identidade do Brasil com numeração única para RG e CPF, um projeto que se discutia há 30 anos sem sucesso.

Com a aprovação dos deputados, o texto agora segue para a promulgação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro de Nadal.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Parceria entre Defesa Civil e agência alemã permite projeção climática no estado até 2040

Uma parceria entre Defesa Civil de Santa Catarina com a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) - Agência de Cooperação técnica do Governo da Alemanha - vai permitir uma projeção climática até o ano 2040 no Estado. Em alta resolução, a projeção proporciona grande capacidade de planejar o futuro de Santa Catarina, em diversas áreas: infraestrutura, agricultura, recursos...
Continuar lendo...

Mais de mil consultas e cerca de 600 testes de Covid-19 realizados

Brusque registrou 1.354 consultas e 602 testes de Covid-19, neste final de semana. Os números são referentes as consultas e exames realizados nesta sexta (28), sábado (29) e domingo (30), nas Unidades Básicas de Saúde, na Policlínica, nos hospitais Azambuja, Dom Joaquim e no Centro de Testagem. Na sexta-feira (28), foram 747 consultas e 380 testes realizados. No sábado (29), as consultas chegaram a 395 e os testes, a 178. E no domingo (30),...
Continuar lendo...

Lacen confirma primeiro caso de varíola dos macacos, em Brusque

Uma nota oficial, emitida na noite deste sábado (30), confirma o primeiro caso da varíola dos macacos em um morador de Brusque. O diagnóstico foi comunicado pelo Laboratório Central de Saúde (Lacen) para a Diretoria de Vigilância em Saúde brusquense no mesmo dia. No texto é indicado que a vítima é um jovem de 24 anos, que chegou a ter contato com pessoas de outros estados recentemente e que chegou a apresentar os sintomas...
Continuar lendo...