IBGE amplia prazo de inscrição dos processos seletivos para o Censo

O IBGE prorrogou até o dia 21 de janeiro, a data limite para as inscrições dos processos seletivos simplificados para recenseador e para agente censitário municipal e supervisor. As vagas são para atuar no Censo Demográfico 2022 e pagam salários que, com os benefícios, variam de um pouco mais de R$ 2 mil a aproximadamente R$ 3 mil líquidos por mês. Com a ampliação do período de credenciamento dos interessados, agora, o pagamento das inscrições pode ser efetuado até o dia 16 de fevereiro. E a data das provas está prevista para 10 de abril.

As vagas abertas são para recenseador, para agente censitário municipal  (ACM), agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário de administração e informática (ACAI).
No caso dos ACM e ACS, trata-se de uma mesma prova. Apenas em Brusque, serão 140 vagas temporárias de trabalho para atuação no Censo Demográfico 2022. 

O tempo de trabalho previsto, no caso do recenseador, é de até três meses. Nas outras funções, a previsão do contrato temporário é de até cinco meses. No site do IBGE (www.ibge.gov.br), o interessado pode acessar a página de cada inscrição e do edital: recenseador, ACM e ACS, ACAI. Nos links é possível ver quantas vagas de cada função há por município e quais os municípios de Santa Catarina que oferecem vagas (no caso dos recenseadores, todos oferecem).

Os recenseadores são os profissionais que visitam todos os domicílios do país, entrevistando seus moradores. 

O agente censitário municipal gerencia o posto de coleta e fica à frente de ações administrativas (ligadas ao controle e à gestão dos recursos humanos e materiais) e técnico-operacionais (gerenciamento dos recenseadores e ACS, orientação da coleta de dados).

O agente censitário supervisor, por sua vez, tem como principal função acompanhar, avaliar e orientar os recenseadores durante o trabalho de campo. 

O agente censitário de administração e informática, por fim, colabora na organização e na administração dos postos de coleta e auxilia a Coordenação Estadual de Informática, entre outras atribuições que podem ser conferidas na íntegra no edital do processo seletivo.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Bebê e pai são atropelados, e carro foge

Um bebê de 14 meses de idade e o pai dele foram atropelados por um carro, que fugiu do local. O acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira (14), na rua Edgar Von Buettner, bairro Batêas, em Brusque. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, um homem e seu filho, o menor, estavam de bicicleta, na calçada, conversando com uma outra pessoa. Neste momento, um veículo, identificado como Palio, de cor bordô, atingiu os dois e...
Continuar lendo...

Grupo que cobrava dívidas com violência é condenado a 76 anos em Brusque

Quatro integrantes de um grupo envolvido em um esquema de cobrança, que usavam de violência ou grave ameaça, a empresários de diversas regiões no Vale do Itajaí, foram condenados na Vara Criminal da comarca de Brusque. Os homens faziam ligações anônimas, davam tiros em frente às empresas ou nas residências e chegavam a enviar coroa de flores fúnebres para os devedores. As ações foram praticadas em...
Continuar lendo...

(VÍDEO) Cão é resgatado após noite inteira preso no buraco

Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Brusque resgatou um cão que havia caído em um buraco e ficou preso lá a noite toda. O caso ocorreu no bairro Nova Brasília. De acordo com uma moradora das proximidades, o animal gritava muito ao longo desse período. Ao se dar conta de que ele poderia estar preso no buraco, ela acionou os bombeiros. A equipe esteve no local por volta de 9h e, em poucos instantes, conseguiu retirar o animal.
Continuar lendo...