SC lidera ranking de maus-tratos contra crianças e adolescentes

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Santa Catarina está em primeiro lugar no ranking de casos de maus-tratos e lesões corporais contra crianças e adolescentes em comparação com 12 estados brasileiros. No total, foram 784 notificações de maus-tratos e 638 de lesão corporal dolosa no estado.

O estudo baseado no primeiro semestre de 2021, apontou também que com relação a exploração sexual e estupro, SC ficou atrás apenas do Mato Grosso do Sul. Já com os crimes de mortes violentas e intencionais contra crianças, de 0 a 7 anos, Santa Catarina ficou entre os quatro últimos estados, com as menores taxas.  

Segundo o coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público de Santa Cataria, o promotor de justiça, João Luiz de carvalho Botega, os altos números se justificam por conta de uma rede de atendimento mais estruturada.

“Eu acredito que como a gente tem uma rede um pouco mais estruturada, como a gente faz muitas campanhas, o Ministério Público trabalha nessa frente também, esses casos acabam aparecendo mais, chegando ao conhecimento das autoridades e acaba que temos mais notificações”, explicou.

Botega reforçou também a necessidade de fazer as denúncias. “A gente sempre reforça a importância da população estar envolvida nessa questão, de quando surgir suspeita de agressão, fazer a denúncia, no disque 100, pelo aplicativo Protege Brasil, ou procurar a delegacia de polícia, o Conselho Tutelar, com garantia de sigilo e de denúncia anônima”, destacou.

      

Com informações da jornalista Patrícia Gomes, da Acaert    

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Enem 2022 vai ser realizado nos dias 13 e 20 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou hoje (21) a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. Já o exame para pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro. Além do Enem, o Inep também apresentou o calendário de outros exames, como o Exame Nacional de Revalidação de...
Continuar lendo...

Vice-prefeito Gilmar Doerner assume prefeitura de Brusque

Na tarde desta terça-feira (05), o prefeito Ari Vequi passou a chefia do Poder Executivo, ao vice-prefeito Gilmar Doerner. Vequi vai se ausentar por 15 dias da prefeitura para tirar férias. Doerner vai assumir a prefeitura a partir desta quarta-feira (05), até o próximo dia 19. Durante a solenidade, o prefeito Ari Vequi destacou todo o apoio que Doerner deu durante o ano de 2021. “O vice não precisa estar sempre na prefeitura, poderia vir só na...
Continuar lendo...

(ÁUDIO) Secretário de Saúde afirma que momento não exige reabertura de Centro de Triagem

O Centro de Triagem para Sintomáticos Respiratórios não deve ser reaberto com o atual contexto de casos de Brusque. A posição foi comunicada durante entrevista coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (11).  A demanda havia sido reivindicada por entidades locais devido ao aumento de casos de síndrome respiratória e de covid-19, mas foi descartada, no momento, pelo secretário de Saúde, Osvaldo Quirino de Sousa....
Continuar lendo...