Santa Catarina confirma 13 novos casos da variante ômicron

A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 13 casos da variante Ômicron em Santa Catarina, sendo 12 registrados em Florianópolis e um que segue em investigação do município de residência.

Com isso, SC tem 54 casos confirmados da Ômicron: Balneário Camboriú (1), Biguaçu (2), Camboriú (1), Florianópolis (42), Jaraguá do Sul (1), Palhoça (2), Santo Amaro da Imperatriz (1), São Francisco do Sul (1), São José (2) e um (01) em investigação.

Os casos foram identificados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC), através da técnica RT-qPCR de inferência, e confirmados por sequenciamento genômico realizado pelo Laboratório de Referência Nacional para Santa Catarina, a Fundação Oswaldo Cruz. Outros 178 testes seguem aguardando resultado.

Ainda na semana passada, a SES já havia confirmado a transmissão comunitária da variante Ômicron no estado, ou seja, já não é possível identificar a origem da infecção. Isso indica que a variante está circulando no estado e a transmissão ocorre independentemente das pessoas terem viajado ou terem tido contato com outras pessoas que viajaram recentemente para locais fora do estado com transmissão da Ômicron.

Assim, a SES orienta que a população reforce os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão da Covid-19, com o uso de máscara, o distanciamento social, a higienização constante das mãos com água e sabão ou então com uso do álcool em gel 70% e a manutenção dos ambientes arejados. Além disso, orienta que o esquema vacinal contra a doença seja concluído.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões