Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

 

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) precisam ficar atentos em 2022. A prova de vida voltou a ser obrigatória, após três meses de suspensão. O procedimento é necessário para manter o pagamento do benefício. 

Entre março de 2020 e maio de 2021, a prova de vida foi suspensa por causa da pandemia de covid-19. O procedimento foi retomado em junho do ano passado, mas suspenso novamente em outubro, após o Congresso derrubar o veto do presidente Jair Bolsonaro a uma lei que retirava a obrigatoriedade da prova de vida em 2021.

Segundo o INSS, cerca de 3,3 milhões de segurados precisam fazer, entre janeiro e abril, a prova de vida referente a 2021. Os pagamentos das aposentadorias e das pensões começarão a ser suspensos em fevereiro.

Calendário

Para evitar aglomerações nas agências bancárias, o órgão estabeleceu um cronograma baseado no mês de nascimento. As datas foram divididas da seguinte forma.

Prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
Prazo final de recadastramento: janeiro

Prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
Prazo final de recadastramento: fevereiro

Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
Prazo final de recadastramento: março

Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021
Prazo final de recadastramento: abril

Como fazer

A prova de vida do INSS deve ser feita no banco responsável pelo pagamento do benefício. O procedimento pode ser feito nos caixas eletrônicos com uso da biometria ou presencialmente, nas agências bancárias. Algumas instituições financeiras oferecem o serviço no internet banking ou no aplicativo.

Os segurados com biometria facial cadastrada no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem fazer a prova de vida de forma eletrônica, no aplicativo Meu INSS. Idosos a partir de 80 anos ou pessoas com dificuldade de locomoção podem pedir visita em domicílio. Nesse caso, é necessário agendar um horário pelo telefone 135 ou do app Meu INSS.

Etapas

A não realização do cadastramento não implica o cancelamento imediato do benefício. Antes disso há duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. Quem tiver o benefício suspenso em fevereiro entrará na etapa de suspensão três meses mais tarde. Se ainda assim não atualizar os dados nessa segunda etapa, o benefício será cancelado.

Reativação

Segurados com os benefícios bloqueados e suspensos podem reativá-los diretamente no banco. No caso de cancelamento, o segurado terá que ligar para a central 135 e agendar o serviço de reativação de benefício. Esse procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS. Após acessar o Meu INSS com o número do CPF e a senha cadastrada, busque por Reativar Benefício, na lupa.

Os servidores públicos inativos (aposentados e pensionistas) e anistiados políticos seguiram um cronograma diferente de recadastramento. Para essas categorias, o prazo para fazer a prova de vida de 2021 acabou em 31 de dezembro.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Unifebe passa a emitir diplomas digitais de graduação

Agora os egressos dos cursos de graduação da Unifebe, que outorgarem grau a partir de 2022.1, podem acessar seu diploma de conclusão de curso quando e onde quiserem. A emissão do diploma digital garante mais segurança, diminuindo a possibilidade de falsificação, e traz mais facilidade ao graduado. Os primeiros diplomas digitais foram emitidos pela Unifebe nesta segunda-feira (14), para formandos dos cursos de Administração,...
Continuar lendo...

Com "Lei do ex", Brusque perde para o Cruzeiro em BH

Na noite desta terça-feira (12), o Brusque Futebol Clubes entrou em campo para enfrentar o Cruzeiro na segunda rodada do Campeonato Brasileiro série B. E a equipe do técnico Waguinho Dias acabou perdendo para o time mineiro por 1 a 0. O primeiro tempo começou equilibrado, mas ao decorrer do jogo o time mineiro teve a maior posse da bola e as melhores chances para abrir o placar. Com a melhor chance aos 44 minutos, quando Edu faz bela jogada e passa para Rodolfo. O...
Continuar lendo...

Começam os Jogos da Terceira Idade de Brusque

O sábado (19), mesmo com a manhã um pouco chuvosa, não tirou o entusiasmo dos atletas da terceira idade de Brusque, com os quase 70 esportistas que estão competindo no Clube Caça e Tiro Araújo Brusque, em mais uma edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade. A solenidade de abertura da competição contou com a presença do vice-prefeito de Brusque, Gilmar Doerner, e demais autoridades. Em sua fala, Doerner destacou a...
Continuar lendo...