Anvisa indica suspensão da temporada de cruzeiros

Após o aumento das infecções por covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou a suspensão provisória da temporada de cruzeiros na costa do Brasil. A indicação para o Ministério da Saúde foi feita nesta sexta-feira (31), quando dois navios, em São Paulo e Bahia suspenderam as atividades por conta de surtos.

Anvisa indica que os dados apontam que a variante Ômicron tem o potencial de se espalhar mais rapidamente do que outras variantes e que a proteção imunológica de vacinas e de casos anteriores de covid-19 pode não ser tão efetiva contra ela. A recomendação considerou que, mesmo diante da elaboração de Planos de Operacionalização para a retomada da temporada de cruzeiros no âmbito dos municípios e estados, estabelecendo as condições para assistência em saúde dos passageiros desembarcados em seus territórios e para execução local da vigilância epidemiológica ativa, na prática têm sido observadas dificuldades impostas pelos entes locais diante da necessidade de eventuais desembarques de casos positivos para covid-19 em seus territórios.

"A manifestação da agência foi pautada no princípio da precaução, ao priorizar o impedimento da ocorrência de agravo à saúde pela adoção das medidas necessárias à sua proteção", disse em nota a Anvisa.

A agência ressalta, porém, que a recomendação não afeta ainda as operações de navios de cruzeiro. "Até decisão final do grupo de ministros, as operações seguem, como regra geral, autorizadas, submetidas às regras sanitárias vigentes", diz a nota, referindo-se à necessidade de uma decisão dos ministérios da Saúde, da Justiça e Segurança Pública e da Infraestrutura para a recomendação entrar em vigor.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Menor com moto furtada é apreendido no Centro de Brusque

Após denúncias de que um menor de idade estava com uma moto furtada, na rua Vicente Schaeffer, a Polícia Militar fez buscas, nesta quarta-feira (19), para localizar o suspeito. A abordagem ocorreu por volta das 12h35. O jovem de 17 foi localizado com uma moto Honda CG/160, parcialmente desmontada. O veículo e o adolescente foram encaminhados para a delegacia de polícia.  
Continuar lendo...

Matriz de Risco para região volta a ser classificada com risco alto

A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado (15) , aponta 15 regiões classificadas como risco potencial alto (cor amarelo) e duas no nível moderado (cor azul). Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, as regiões do Vale do Itapocu e Alto Uruguai Catarinense se mantiveram no nível moderado e as regiões Grande Florianópolis e Carbonífera se mantiveram no alto. No entanto, houve piora nos...
Continuar lendo...

Ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado

O ano de 2022 terá apenas um feriado nacional prolongado, a Paixão de Cristo, dia 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira, podendo ser emendado com o fim de semana. Isso sem considerar os feriados estaduais e municipais e festejos como o carnaval, que é ponto facultativo (algumas cidades adotam como feriado) e vai de segunda a quarta-feira, dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março. A portaria do Ministério da Economia, que...
Continuar lendo...