Prefeitos falam sobre estragos no sul da Bahia e solidariedade recebida

O caos gerado por enchentes, no sul da Bahia, tem mobilizado iniciativas de diferentes regiões. Brusque, chegou a lançar uma campanha de arrecadação financeira para os municípios afetados. O assunto foi tema de entrevistas com representantes da região, no programa Rádio Revista Cidade desta quinta-feira (30).

A última enchente de grandes proporções a atingir a região, segundo o presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica, Antônio Valete prefeito de Jussari, havia ocorrido em 1967, mas nada comparado ao que a região enfrentou em 2021. “Pegou uma dimensão grande, mas não foi como o que pegou dessa vez”, relata o prefeito. 

Ainda de acordo com ele, apenas dois municípios da região não estão em estado de calamidade. “As pessoas estão em estado de choque, porque nunca viram uma enchente dessa magnitude, um estrago tão grande, perdas de vidas humanas, muitas perdas materiais também. Então é uma situação que nós não estamos acostumados”.

Atualmente, as cidades fazem um levantamento para conseguir ter uma dimensão dos estragos e busca apoio dos governos do estado e federal para a reconstrução. Em Buerarema, Vinicius Hibran tenta tranquilizar os familiares residentes em Brusque e região. Na avaliação dele, a cidade foi a menos afetada pela região. Ainda assim, 138 famílias foram diretamente afetadas, uma delas não poderá voltar para casa e o restante está desalojado.

“Fico muito solidário com os municípios vizinhos. Buerarema vive, hoje, um grande ato de solidariedade”, comenta, em referência à ajuda de outras cidades e aos mais de 200 voluntários atuando de forma direta com as ações do poder público. Além delas, ele afirma ter sido comum o registro de moradores da cidade se deslocando para as vizinhas na tentativa de auxiliar. 

Com um mês de chuvas intensas, Hibran, destaca o impacto nas estradas do município baiano. Será necessário refazer boa parte das estradas do interior. “Temos 363 quilômetros de estradas vicinais e, seguramente, 90% delas estão destruídas”

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guga Noblat é obrigado a pedir desculpas a Luciano Hang

O jornalista Guga Noblat divulgou no seu Twitter, nesta semana, um pedido de desculpas ao empresário Luciano Hang. A publicação se deu após acordo na ação criminal movida contra ele por Hang. O jornalista divulgou que o empresário teria sido o responsável pela morte de sua mãe, Regina, em fevereiro de 2021 e também que ele havia falsificado o atestado de óbito da mesma. Noblat foi acionado na Justiça nas...
Continuar lendo...

Brusque realiza treino visando a Ponte Preta

Na tarde desta quinta-feira (28), o Brusque Futebol Clube realizou o segundo treino visando a Ponte Preta, adversário da 5ª rodada do Brasileiro. A primeira parte do treino foi comandada pelo auxiliar técnico Teco. Em campo reduzido, os atletas foram divididos em dois grupos, e tinham que trocar passes até conseguir concluir no gol pequeno. Já na segunda parte, a atividade realizada foi de ataque contra defesa. Caso o goleiro fizesse a defesa, o time que...
Continuar lendo...

Servidores do Zoobotânico de Brusque realizam visita técnica ao criadouro Onça Pintada

Uma equipe do Zoobotânico de Brusque esteve no meio de semana realizando uma visita técnica na Associação de Pesquisa e Conservação da Vida Silvestre, na cidade de Campina Grande, Paraná. O local conta com mais de 2 mil animais e 200 recintos. Uma das intenções do encontro foi a possibilidade da vinda de novos animais para o Zoo de  Brusque, principalmente as jacutingas. O diretor-geral do Zoobotânico de Brusque, Carlos...
Continuar lendo...