Comandante do 18º BPM faz análise de casos de homicídio de Brusque, em 2021

O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Otávio Ferreira Filho, emitiu uma análise sobre os casos de homicídio registrados ao longo de 2021, em Brusque. Na análise, ele destaca o perfil de crimes deste ano, atribuindo a todos motivação passional 

Desde 2004, quando passou a atuar na cidade, ele constatou entre 3 e 8 crimes do tipo por ano. As estatísticas ficaram nos 5 casos em cada um dos últimos cinco anos e, em 2021, foram registrados seis ocorrências do tipo.

Ainda, analisando os homicídios ocorridos neste ano de 2021, apesar de se perceber um aumento estatístico (de 5 para 6 ocorrências) quando comparado aos anos de 2019 e 2020, podemos afirmar que não houve diminuição na qualidade da segurança pública. 

Por se tratar de casos envolvendo o que classificou como “fortes emoções” e não serem premeditados ou terem ligação com outros crimes, Ferreira Filho afirma ser difícil de serem combatidos.  “As características desses homicídios tornam praticamente inviável a adoção de medidas preventivas por parte dos órgãos de segurança”. 

Outro destaque feito pelo comandante é a resposta dada pelos órgãos de segurança aos casos, com a prisões em flagrante ou identificação dos autores, assim como a materialização de provas Polícia Civil e Instituto Geral de Perícia, rapidamente. Nos últimos 4 anos foram solucionados 100% dos homicídios.

“Renovamos nosso compromisso para em 2022 continuarmos a combater vigorosamente o crime e o criminoso e assim manter a qualidade da segurança pública de nossa cidade entre as melhores do mundo”, declarou.

 

Os homicídios de 2021:

1º Caso – no primeiro dia do ano, sexta-feira, por volta das 7h, no bairro Dom Joaquim. Padrasto de 34 anos tira a vida do enteado de 23 anos durante um desentendimento familiar, utilizando uma faca. O autor preso em flagrante pela Polícia Militar.

 

2º Caso – no dia 9 de janeiro, sábado, por volta das 19 horas, no bairro Santa Luzia. Mulher de 41 anos ao observar a sua irmã de 34 anos ser agredida e ameaçada de morte pelo próprio companheiro de 35 anos, interveio utilizando uma faca. O homem morreu no local e a autora foi presa em flagrante pela Polícia Militar.

 

3º Caso – no dia 10 de abril, sábado, por volta das 19h30 no bairro Águas Claras. Homem de 30 anos, invade a casa de sua ex-companheira, mulher de 25 anos, para agredí-la. No local havia um homem de 21 anos, amigo da mulher, que imobilizou a vítima com um golpe tipo “mata-leão”. Ele morreu asfixia e o autor foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

 

4º Caso – no dia 20 de maio, quinta-feira, por volta das 14 horas, no bairro Bateas. Adolescente de 14 anos, matou o próprio pai, homem de 52 anos, com arma de fogo do pai. Ele foi identificado e arma apreendida.

 

5º Caso - no dia 01 de outubro, sexta-feira, por volta das 22 horas, no Centro. Dois funcionários, de 20 e 24 anos, se desentenderam no horário de saída da empresa. O homem de 20 anos, auxiliado de um terceiro homem, de 22 anos, atingiu a vítima, 24, com uma faca. Ele morreu e um dos autores preso em flagrante e, o outro ,identificado pela PM.

 

6º Caso - no dia 09 de outubro, sábado, por volta das 5h, no bairro Azambuja. Em um bar, no bairro Primeiro de Maio, uma adolescente de 17 anos saiu do bar e foi para sua residência com a vítima, um homem de 28 anos. O autor do homicídio, homem de 21 anos, ex-companheiro da adolescente e que residia na mesma casa, chegou no local, pegou uma faca e atingiu a vítima que morreu. A arma do crime apreendida e autor preso em flagrante pela PM.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Rua João Schaefer será interditada para obras nesta quinta-feira

A rua João Schaefer, no bairro São Luiz, estará interditada para o trânsito de veículos a partir das 6h da manhã desta quinta-feira (27). A ação é necessária para a secretaria de Obras realizar um conserto emergencial na rede de drenagem nesta rua. A diretoria de Trânsito ressalta que é importante que os motoristas fiquem atentos, já que o acesso para a via ficará liberado somente para moradores e...
Continuar lendo...

Divulgado velório de idoso que morreu em acidente em Brusque

Na manhã desta sábado (7), a Central Funerária divulgou o horário do velório e sepultamento de Carlos Augusto Pereira da Silva. Ele foi a vítima fatal do acidentes da tarde desta sexta-feira (6), na Rodovia Ivo Silveira. Carlos está sendo velado na capela mortuária do Parque da Saudade e o sepultamento será no Cemitério Municipal Parque da Saudade às 14h, deste sábado. Nas redes sociais, amigos e...
Continuar lendo...

EPAGRI realiza primeira reunião técnica coletiva com agricultores

O escritório municipal da EPAGRI de Guabiruba realizou, no dia 16 de maio, a primeira reunião técnica coletiva envolvendo pecuaristas, olericultores e demais produtores interessados. O encontro aconteceu na propriedade do agricultor Lucas Boos, no bairro Aymoré. Na ocasião, foram tratados os seguintes assuntos: coleta, análise de solo, correção do pH, recomendações de adubos, fontes de nutrientes e manejo de solo,...
Continuar lendo...