Materiais escolares podem ficar até 30% mais caros em 2022

A compra do material escolar, que vai acompanhar a inflação e a alta do dólar, deve ficar mais cara no próximo ano. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (ABFIAE), o aumento pode chegar a 30%.

“Para 2022, temos reajustes elevados em todas as categorias de materiais escolares, variando de 15% a 30%, em média”, afirmou o presidente executivo da ABFIAE, Sidnei Bergamaschi.

De acordo com entidade, as indústrias e os importadores estão sofrendo esse ano um grande aumento de custos. “São aumentos elevados e frequentes nas diversas matérias-primas como, por exemplo, papel, papelão, plástico, químicos, embalagem, etc. Para os produtos importados, os principais impactos são a variação do dólar no Brasil, os aumentos de custos na Ásia e a elevação dos preços de fretes internacionais, decorrente da falta de containers. Além disso, as medidas antidumping para importações de lápis da China, adotadas pelo governo brasileiro este ano, aumentaram os custos na categoria de lápis”, observou Bergamaschi.

O executivo afirmou que nenhum produto escapará da alta de preços.  “Provavelmente todas as categorias de produtos sofrerão aumentos de preços”. E mesmo os produtos nacionais não terão tanta procura, por falta de opções. “Pode ocorrer alguma migração de volume de produtos importados para nacionais, mas em pequena escala. Para a maioria dos produtos atualmente importados, as opções de fornecimento nacional são pequenas”.

Este ano foi marcado por aulas híbridas em diversos estados, e com isso muitos estudantes reaproveitaram materiais escolares de 2020. Com o avanço da vacinação e a volta às aulas totalmente presencial, pelo menos na Educação Básica, a expectativa da entidade para 2022 é cautela.

“Acreditamos que a retomada das aulas presenciais na maioria dos locais no final de 2021 movimentou o setor, mas sem atingir os patamares pré-pandemia. Nosso mercado foi um dos mais atingido durante a pandemia, com escolas e comércio fechados, com uma queda no varejo de papelaria superior a 37%. Apesar de existir uma boa expectativa com o retorno das aulas presenciais em 2022, os comerciantes do setor de papelaria estão cautelosos, pois sofreram muito em 2021, quando não teve volta às aulas, muitas empresas estão em dificuldades financeiras e outras encerraram as suas atividades. Além disso, a degradação dos índices econômicos - dólar elevado, inflação em alta, desemprego e baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), põe em risco os resultados para nosso segmento”, avalia o executivo.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Prefeito Ari Vequi vistoria obra de macrodrenagem da Felipe Schmidt

A obra de macrodrenagem da bacia da Felipe Schmidt entra em uma fase importante nos próximos dias, as galerias começam ser implantadas no cruzamento entre Felipe Schmidt e João Bauer. Para verificar o andamento dos trabalhos, o prefeito de Brusque, Ari Vequi, acompanhado pelo o engenheiro responsável pela obra, Christian Fucks, estiveram no local na manhã desta sexta-feira (18). Na visita, Vequi falou da importância da colaboração da...
Continuar lendo...

Autorizada infraestrutura para tecnologia 5G em Brusque

A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou nesta terça-feira (17) o projeto de lei que autoriza a realização de infraestrutura para instalação de tecnologia 5G na cidade. A proposta começou a ser desenvolvida em 2020, quando foi aberto prazo para que empresas interessadas em explorar o serviço fizessem as adequações por todo o país. De acordo com o vereador André Vechi (DC), relator do projeto no Legislativo,...
Continuar lendo...

Brusque encerra preparação para encarar a Chapecoense

Na tarde desta sexta-feira (4), o Brusque FC finalizou a preparação para encarar a Chapecoense, pela quinta rodada do Campeonato Catarinense. A partida acontece neste sábado (5), às 19h, na Arena Condá, com transmissão da Rádio Cidade. O treino aconteceu em um campo society sob o comando do técnico Waguinho Dias. Antes do treino, o técnico aproveitou para conversar com os atletas sobre a última partida e fazer os...
Continuar lendo...