Dermatologista alerta a comunidade sobre a prevenção do câncer de pele

No mês voltado para a prevenção do câncer de pele, a dermatologista Ana Sommariva orienta a comunidade para que se atente aos cuidados necessários. Em Brusque, mesmo com os dados ainda sendo fechados, 144 casos da doença foram registrados ao longo do ano.

“Mesmo com a pandemia do Coronavírus, precisamos também pensar nas demais doenças. O câncer de pele tem uma grande incidência na nossa região. Com a temporada de verão a atenção para esse assunto precisa ser redobrada”, afirmou. Durante todo o mês é estabelecido o Dezembro Laranja, voltado para a conscientização sobre o tema.

Ana explica que em Santa Catarina os dados são alarmantes, quando comparados com outras regiões como Norte, Centro-Oeste e Nordeste. “Nossos índices de câncer de pele chegam a ser 4% a mais do que os de lá. Para ter uma ideia da população que foi atendida na Campanha de 2019, cerca de 12% estavam acometidas por algum tipo de câncer de pele. Em 2019 foram atendidas, no Estado todo ,cerca de 2 mil pessoas”. 

Em Brusque, os números de 2021 ainda não foram fechados, mas conforme os dados do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) em 2020, foram registrados 144 casos, mas Ana ressalta que esse número fica abaixo da realidade, devido à pandemia. 

“Certamente o número de casos é bem maior. Muitas pessoas devido a pandemia não vieram procurar atendimento. Para 2021, não temos os dados ainda, mas já adianto, que será bem maior a incidência do que foi em 2020”, explicou. 

Ana frisa, que em todos anos, até  2019, foi feita uma campanha em relação ao câncer de pele, mas em função do coronavírus isso não pode mais ocorrer. Em 2019 foram aproximadamente 245 diagnósticos no setor público/SUS, em Brusque. 

Por fim, a dermatologista orienta as pessoas que tiverem algum sintoma, que procurem as Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atendimento e a partir daí serão feitos os encaminhamentos necessários. 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões