Plataforma Web é desenvolvida para o Conselho Municipal de Cultura por acadêmicos da UNIFEBE

Acadêmicos de Sistemas de Informação da UNIFEBE desenvolveram a primeira etapa de uma plataforma web que servirá para o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Natural e Artístico Cultural de Brusque (COMUPA), a atividade de extensão permitiu que o órgão pudesse publicar suas iniciativas e atribuições, estimulando e incentivando o desenvolvimento artístico-cultural do município. Os editais lançados pela Fundação Cultural de Brusque por meio de recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. O projeto deverá ser finalizado na próxima curricularização da extensão, no 1º semestre de 2022.

De acordo com o professor Roberto Heinzle, coordenador do curso, o projeto visou apoiar o Conselho Municipal no desenvolvimento de suas atribuições e foi uma ótima oportunidade para os acadêmicos colocarem em prática o conteúdo abordado em sala de aula. “Nossos alunos utilizaram suas competências e conhecimentos para disseminar informações importantes para a sociedade. Por meio de atividades como essa que a universidade atua na formação de profissionais mais conscientes e preparados para o mercado atual”, garante o professor.

Igor Alves Babinot, presidente do Conselho Municipal de Cultura afirma que todos os trâmites dos editais estarão na plataforma. “A ideia é de que desde o lançamento, elementos como inserção dos documentos, inscrições dos projetos, documentos de proponentes estejam na plataforma. Outros municípios e o Governo do Estado já vem trabalhando com esse tipo de projeto”, revela.

A acadêmica Elizane da Conceição classifica a experiência da curricularização nesse semestre como dinâmica e destaca o trabalho em equipe no desenvolvimento do trabalho. “A nossa equipe foi bem unida, nos organizamos para que fosse possível fazer a primeira entrega referente a prototipação do site, conforme as orientações do professor. A oportunidade de criar um projeto desse nível nos permitiu colocar em prática e compartilhar conhecimentos que adquirimos durante as aulas e em projetos que nos envolvemos à parte”, orgulha-se.

Curricularização da Extensão

Constituída por meio da Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, pelo Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Superior, o documento que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024.

De acordo com a resolução, a Extensão deve se integrar à matriz curricular dos cursos e promover a interação entre as instituições de ensino e a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, cultura e diálogo. As atividades devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular. Essa determinação começou a ser implantada pela UNIFEBE no primeiro semestre de 2020, com as primeiras fases de todos os cursos de Graduação. Neste semestre, estudantes da 2ª e 4ª fase participaram das intervenções.

O pró-reitor de Graduação e de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, explica que a Curricularização da Extensão integra a formação acadêmica dos estudantes, promovendo intervenções que estimulam a construção e o desenvolvimento do aluno como cidadão.

Por meio de projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e até prestação de serviços, a Curricularização da Extensão articula ensino, pesquisa e extensão de modo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. “O estudante contribui com a comunidade por meio de atividades relacionadas à sua formação universitária, oportunizando assim um diálogo construtivo e transformador entre a universidade e a sociedade”, destaca Gripa.

As atividades desenvolvidas presencialmente, neste semestre, seguiram todos os protocolos de segurança em saúde.

 

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba não registra casos de Covid-19 neste sábado

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, o município não registrou nenhum novo caso de coronavírus, neste sábado (11). No total, Guabiruba registra 4320 de Covid-19, destes, 4257 estão recuperados e 14 estão ainda ativos. O Centro de Triagem detectou 02 pessoas suspeitas que estão esperando o resultado do teste. Guabiruba possui dois cidadãos internados. Até agora, Guabiruba possui 49 óbitos...
Continuar lendo...

Acidente entre dois carros e uma moto fere três em Brusque

Uma colisão de trânsito na rua Poço Fundo, no bairro de mesmo nome, deixou três pessoas feridas na noite desta terça-feira (18) em Brusque. O acidente envolveu dois carros e uma moto. O motociclista teve suspeita de fratura em uma das pernas. Nos carros, um dos motoristas teve uma contusão no tórax e, o outro, na face e crânio. As três vítimas acabaram no pronto socorro do hospital de Azambuja.  
Continuar lendo...

(Vídeo) Imagens mostram momento que funcionários rendem assaltante, no Santa Rita

A tentativa de roubo a um estabelecimento comercial, no bairro Santa Rita, em Brusque, neste domingo (26), foi gravada por imagens do sistema de monitoramento. Um homem de 32 anos foi preso após ser imobilizado por trabalhadores do local. O suspeito portava uma faca e anunciou o assalto. Nas imagens é possível ver quando os funcionários atacam o homem com uma cadeira e acabam imobilizando até a chegada da polícia.   
Continuar lendo...