Projeto de Empreendedorismo é realizado pela UNIFEBE em parceria com a APAE

O empreendedorismo social tem ganhado ao longo dos anos espaço e atenção dos novos e futuros gestores no Brasil. Segundo a edição de 2021 do Mapa de Negócios de Impacto Socioambiental, realizado pela plataforma Pipe.Social, o Brasil possui 1.272 negócios de impacto social e ambiental e, por isso, o tema tem emergido na universidade.

Gerenciar um empreendimento que tem como missão melhorar a sociedade, tem suas particularidades e, foi com o intuito de abordar esse tipo de gestão que os acadêmicos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais da UNIFEBE desenvolveram neste semestre, na Curricularização da Extensão, o projeto Empreendedorismo Social, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque – APAE.

De acordo com o coordenador dos cursos, professor Günther Lother Pertschy, o intuito da atividade era desafiar os estudantes a utilizarem seus conhecimentos em prol da APAE. Para isso, os acadêmicos observaram as principais dificuldades da instituição na área da gestão e a partir das demandas apresentadas pela própria APAE, foram instigados a pensar em soluções para a ampliação de receita e ações de marketing.

Divididos em 20 equipes, orientadas por professores, os acadêmicos desenvolveram suas propostas. As sugestões levaram em consideração as experiências compartilhadas pelo instituto OMUNGA, na palestra com Roberto Pascal, na palestra virtual com Shirlei Monteiro e Maicon Canever sobre a Incubadora Social ABADEU, e as informações repassadas pelo presidente e pela diretora da APAE de Brusque, Renato Roda e Valdete Battisti Archer.

Com os dados em mãos, as equipes participaram de três dias de hackathon, com um dia voltado para a ideação do projeto, outro para a estruturação e, por fim, o pitch, com uma apresentação de suas propostas para uma banca avaliadora composta por professores e membros da diretoria da APAE.

A equipe do acadêmico de Administração, Hian Vinicius Bittencourt Melo, teve sua proposta escolhida como vencedora do desafio. “Nosso grupo desenvolveu uma camiseta com uma estampa exclusiva, que fizesse as pessoas a terem não só interesse em adquirir para ajudar a APAE, mas também por gostar da peça. Pensar em formas de ampliar a receita e compartilhar essas ideias com colegas de outros cursos foi um desafio, mas ao mesmo tempo gratificante”, salienta Hian.

Todas as equipes envolvidas no projeto de curricularização foram parabenizadas pela APAE, que entregou ao grupo vencedor um troféu feito pelos próprios usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Brusque. Na oportunidade, o presidente Renato Roda também entregou o troféu ao representante do curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, pelo desenvolvimento do projeto da praça inclusiva, realizado na edição desse ano do Executa UNIFEBE.

 

“Temos o desejo de que os projetos sugeridos pelos acadêmicos da UNIFEBE sejam postos em prática em nossa instituição. Essas ações contribuem para que consigamos atender mais e melhor os nossos usuários. Todos estão de parabéns e esses projetos são frutos de uma parceria que está apenas começando entre a APAE e a UNIFEBE”, enalteceu Renato Roda.
 
Os troféus de premiação dos projetos de curricularização dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais, e da equipe vencedora do Executa foram feitos pelos usuários da APAE, com materiais recicláveis, azulejos e tintas, durante as aulas de Arte na instituição.

Agora, o desejo dos cursos de Administração, Gestão Comercial e Processos Gerenciais é dar continuidade aos projetos apresentados para a APAE, aplicando diversas atividades nas disciplinas do próprio curso. “Nosso objetivo é que o acadêmico aprenda o quanto ele pode contribuir com aquilo que ele vem buscando como formação, e de forma profissional, com um olhar de gestor, auxiliar a instituição a evoluir”, concluiu o coordenador, professor Günther.

Além do troféu, a equipe vencedora do projeto de Empreendedorismo Social recebeu um kit preparado pela OMUNGA.

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões