Rádio Cidade migrará para o FM na frequência 92,3 em 2022

O processo de migração da Rádio Cidade do AM para o FM viveu um novo capítulo esta semana. O Ministério das Comunicações liberou a frequência em que a emissora poderá ser ouvida a partir de 2022: será no 92,3 FM.

Desde 2015, o Ministério das Comunicações liberou novas frequências para migração. A partir daí, a direção da Rádio Cidade vem realizando todos os processos para que isso se concretizasse. Foram mais de quatro anos até a liberação pelo órgão federal, que é responsável pela regulação do serviço no país.

“Em 2013, o governo brasileiro começou a criar essa possibilidade de migração do rádio AM para FM. No México isso já estava ocorrendo. Os outros países todo mundo continuam com o AM. O Brasil copiou esse modelo e implantou”, afirma o diretor proprietário da Rádio Cidade, Aldo Antonio Fachinello.

A partir de agora, resta apenas a licença do Ministério das Comunicações para implantação de equipamentos que farão com que a rádio entre na frequência FM. Isso ocorre a partir da entrega de um projeto ao órgão do governo federal que, efetivada essa etapa, dá prazo de até 12 meses para que a emissora esteja na nova frequência.

“Fomos preparando tudo, porque sabíamos que um da iria acontecer”, pontua Aldo sobre o trabalho de adaptações internas, com a aquisição de equipamentos para operar no FM.

A expectativa da direção é de que até meados de março de 2022 a Rádio Cidade já esteja operando no FM. Depois disso, ela terá entre 90 e 120 dias para permanecer no AM antes de ter o sinal desligado.

“Para você não tirar do ar e as pessoas não ficarem sabendo, nesse período vai ser feito uma comunicação, dizendo que a rádio sairá do ar e que o ouvinte pode sintonizar na frequência 92,3”, destaca Fachinello.

O que muda

Segundo Fachinello, a Rádio Cidade possui um público fiel e que está habituado com o estilo da emissora. Quanto à programação, focada no jornalismo e que é o carro-chefe da emissora, ele afirma que isso será mantido.

As mudanças ocorrerão em pontos específicos da programação musical, para se adaptar à realidade do FM, mas sem perder a característica que consolidou a emissora em seus quase 40 anos de existência. Em 2022, ela completa quatro décadas de fundação.

A mudança para o FM vai melhorar muito a qualidade do som que chega até os ouvintes, através do rádio. Problemas de sinal vão diminuir, fazendo com que a emissora vá mais longe em termos de alcance de sinal.

“Essa frequência do FM é imune a interferências, como energia elétrica ou qualquer outra coisa”, frisa o diretor da Rádio Cidade.

Quatro décadas de atuação

Fundada em 2 de novembro de 1982, a Rádio Cidade de Brusque pertence atualmente à Rede Atlântico Sul de Radiodifusão, com emissoras, além de Santa Catarina, no Paraná e Mato Grosso do Sul.  Em seus 39 anos de existência, ela se consolidou com sua programação musical voltado ao sertanejo, bem como às coberturas esportivas. A Rádio Cidade é a única emissora de Brusque e da região acompanhar o Brusque Futebol Clube, por exemplo, nas competições que disputa.

No jornalismo, a emissora também se tornou referência, principalmente a partir de 2007, quando passou a ter neste setor o carro-chefe de sua programação, sem deixar de lado o entretenimento com os musicais.

O site da emissora foi pioneiro no webjornalismo factual, tendo como destaque a cobertura de fatos que acontecem na cidade e em municípios vizinhos, como Guabiruba e Botuverá, principalmente no âmbito de setores com segurança pública e política.

A partir da migração, a Rádio Cidade passará a operar no canal 222, com a frequência 92,3 do FM.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Foragido por tráfico é preso em São João Batista

Um homem de 33 anos foi preso na noite desta terça-feira (1), em São João Batista. Ele foi localizado em cumprimento de mandado de prisão, na rua Marcolino Duarte, centro.  Ele era considerado foragido e o mandado de prisão havia sido expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná. Segundo a Polícia Militar, informações indicavam que o homem morava na cidade e, durante as buscas, foi localizado em um carro Ford Fiesta....
Continuar lendo...

Saúde amplia horário funcionamento de Centro de Vacinação da Uniasselvi

Centro de Vacinação na Uniasselvi terá mudanças no horário de funcionamento Centro de Vacinação mantido na Uniasselvi terá seu horário ampliado. Com a mudança ele passa a ter as aplicações das 7h até às 17h, sem fechar ao meio-dia.  A decisão foi anunciada nesta terça-feira (8) e segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Ariane Fischer, a medida foi tomada para...
Continuar lendo...

Brusque pressiona, fica no empate e é campeão do Campeonato Catarinense 2022

A tarde deste sábado (2) ficou marcada pela decisão do Campeonato Catarinense de 2022 e que terminou com o bicampeonato do Brusque FC. No jogo de ida, Brusque e Camboriú empataram em um gol, deixando a vantagem do empate no Augusto Bauer para o Quadricolor.  A bola rolou sob chuva, em Brusque, e os donos da casa começaram tomando a iniciativa da partida. A primeira chegada do Bruscão foi o artilheiro Alex Sandro. pelo lado direito e com a...
Continuar lendo...