Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Vídeos

Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Os títulos que regularizam as propriedades de  259 famílias de Brusque começaram a ser entregues nesta sexta-feira (26). Elas, além de 92 de Guabiruba, foram beneficiadas pelo programa Lar Legal.

Durante a solenidade, na Câmara de Vereadores, 13 famílias de Brusque e duas de Guabiruba receberam seus títulos, representando os demais beneficiados.  Em Guabiruba, a entrega dos títulos para todos os beneficiados ocorre na segunda (29), às 19h, na Igreja Adventista do bairro Lageado Baixo.

A iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina  é destinada para famílias carentes que buscam regularização de imóveis em loteamentos clandestinos ou comunidades empobrecidas, sem condições financeiras, nem acesso à regularização por meio da Justiça comum. 

O desembargador e coordenador do programa, Selso de Oliveira, o trabalho de múltiplas pessoas para possibilitar a regularização. “Somos muito gratos a todos os que participam de alguma forma para que as coisas tenham acontecido. Para nós significa uma aproximação com a comunidade e, mais do que isso, mais importante, é sentir que estamos podendo fazer algo em benefício daqueles que precisam. Sabemos da importância dele para as famílias.”

Na mesma linha foi a juíza Iolanda Volkmann. Ela é titular da Vara da Fazenda e Registros Públicos e nomeada cooperadora do programa Lar Legal na região. "Eu fico comovida, é um trabalho de muitas pessoas, uma equipe muito grande e a gente sente no olhar das pessoas  o quanto é importante.”

Para ela, o número de pessoas envolvidas para a liberação  se dá pela complexidade. A última entrega havia sido em 2014. “Apesar de ser um processo simplificado, ele ainda envolve um universo de atores” 

 

Novas oportunidades
O prefeito Ari Vequi, reconheceu que a regularização fundiária é uma demanda da cidade e destacou o empenho dos representantes do Judiciário em buscar uma resolução para o tema. Ele também afirmou que a regularização permite uma melhoria nas condições de habitação dos beneficiados.
“Representa muito. Representa ter um documento na mão dizendo que aquele imóvel que ela reside é seu e isso faz com que melhora toda a  infraestrutura, que também possa investir no imóvel, vender ou penhorar que possa fazer qualquer outra tratativa”

Gilmar Freitas, morador do bairro São Pedro há 16 anos, comemorou a possibilidade de ter a documentação do imóvel. “Muito feliz, porque agora a gente sabe que aquilo lá é nosso”.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Guabiruba abre período para emissão de guias do IPTU 2022

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2022 de Guabiruba já estão disponíveis para pagamento. O contribuinte deve imprimir a guia no site www.guabiruba.sc.gov.br no banner à direita com os dizeres “Imprima aqui sua guia do IPTU 2022”. A Escola Arthur Wippel, no Centro, será o ponto de impressão das guias para auxiliar aqueles que necessitarem de ajuda. O local atenderá até 28 de janeiro, de segunda a...
Continuar lendo...

Aluna de Guabiruba vence concurso com mais de 600 inscritos

Em outubro foi lançado o Concurso de Artes e Fotografias Caminho da Mata Atlântica, realizado pela Gerência Regional da Epagri, em Florianópolis, com o apoio de parceiros. Dentre os 635 alunos inscritos, o destaque se dá para Juliane Hedy Wosniak Giacomini, da escola Arthur Wippel. Ela teve o seu desenho escolhido para o primeiro lugar entre os melhores. Conforme a Epagri, o concurso buscou aproximar a comunidade escolar do bioma Mata Atlântica,...
Continuar lendo...

Decisão do TJSC suspende projeto sobre homescooling

Uma decisão da desembargadora Maria do Rocio Luz Santana Ritta, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) suspendeu a eficácia da lei que altera o sistema de ensino no estado e prevê a educação a domicílio.  A medida atende cautelar do Ministério Público (MP) ocorreu nesta última quinta-feira (2). A desembargadora indicou que, é plausível a alegação formulada pelo MP, de que a...
Continuar lendo...