Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Vídeos

Famílias beneficiadas pelo Lar Legal recebem títulos

Os títulos que regularizam as propriedades de  259 famílias de Brusque começaram a ser entregues nesta sexta-feira (26). Elas, além de 92 de Guabiruba, foram beneficiadas pelo programa Lar Legal.

Durante a solenidade, na Câmara de Vereadores, 13 famílias de Brusque e duas de Guabiruba receberam seus títulos, representando os demais beneficiados.  Em Guabiruba, a entrega dos títulos para todos os beneficiados ocorre na segunda (29), às 19h, na Igreja Adventista do bairro Lageado Baixo.

A iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina  é destinada para famílias carentes que buscam regularização de imóveis em loteamentos clandestinos ou comunidades empobrecidas, sem condições financeiras, nem acesso à regularização por meio da Justiça comum. 

O desembargador e coordenador do programa, Selso de Oliveira, o trabalho de múltiplas pessoas para possibilitar a regularização. “Somos muito gratos a todos os que participam de alguma forma para que as coisas tenham acontecido. Para nós significa uma aproximação com a comunidade e, mais do que isso, mais importante, é sentir que estamos podendo fazer algo em benefício daqueles que precisam. Sabemos da importância dele para as famílias.”

Na mesma linha foi a juíza Iolanda Volkmann. Ela é titular da Vara da Fazenda e Registros Públicos e nomeada cooperadora do programa Lar Legal na região. "Eu fico comovida, é um trabalho de muitas pessoas, uma equipe muito grande e a gente sente no olhar das pessoas  o quanto é importante.”

Para ela, o número de pessoas envolvidas para a liberação  se dá pela complexidade. A última entrega havia sido em 2014. “Apesar de ser um processo simplificado, ele ainda envolve um universo de atores” 

 

Novas oportunidades
O prefeito Ari Vequi, reconheceu que a regularização fundiária é uma demanda da cidade e destacou o empenho dos representantes do Judiciário em buscar uma resolução para o tema. Ele também afirmou que a regularização permite uma melhoria nas condições de habitação dos beneficiados.
“Representa muito. Representa ter um documento na mão dizendo que aquele imóvel que ela reside é seu e isso faz com que melhora toda a  infraestrutura, que também possa investir no imóvel, vender ou penhorar que possa fazer qualquer outra tratativa”

Gilmar Freitas, morador do bairro São Pedro há 16 anos, comemorou a possibilidade de ter a documentação do imóvel. “Muito feliz, porque agora a gente sabe que aquilo lá é nosso”.

 

Dê sua opinião, antes leia os Termos de Uso
Dúvidas ou Sugestões

Mulher é atropelada no Centro de Brusque

Uma mulher de 57 anos de idade foi atropelada no Centro de Brusque no final da tarde desta quarta-feira (18). O acidente aconteceu na Rua Prefeito Germano Schaeffer. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, ela apresentava ferimentos na cabeça e em outras partes do corpo. A vítima foi imobilizada, atendida no local e encaminhada ao pronto socorro do hospital de Azambuja. No acidente se envolveram ainda o veículo Ford Fiesta, conduzido...
Continuar lendo...

Princípio de incêndio é registrado em empresa em Brusque

No final da tarde desta segunda-feira (6), por volta das 16h56, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em indústria na rua Fernando Dallago, bairro Limeira Alta, em Brusque. Quando os militares chegaram ao local foi verificado que se tratava de um princípio de incêndio em uma empresa de resíduos têxteis, onde o fogo havia iniciado na parede externa da empresa. O fogo que foi controlado e apagado pelos...
Continuar lendo...

Fogo atinge empresa de tecelagem em Brusque

Na noite desta segunda-feira (7), por volta das 21h54, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de incêndio em uma tecelagem no bairro Dom Joaquim, em Brusque. No local, as guarnições verificaram que os proprietários tentavam apagar as chamas, que estava em fase inicial, com o uso de extintores. De imediato, os militares assumiram a situação. Foram necessários cerca de 500 litros de água para apagar o fogo...
Continuar lendo...